quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A PONTA DA LANÇA (M1394 - 12AL/2014)



Foto: FAP

A Fase Avançada em Aviões de Combate ministrada na esquadra 103 é essencialmente dividida em dois grandes blocos: Ar-Ar e Ar-Chão.
O bloco Ar-Ar, que decorre neste momento, é composto pelo BFM - Basic Fighting Manouvers (1 contra 1), ACM - Air Combat Manouvers (2 contra 1) e TI - Tactical Intercepts (2 contra 1 de dia e 1 contra 1 nocturno).
Na primeira modalidade, os Pilotos em curso exploram todo o envelope de voo do Alpha-Jet procurando ganhar ou manter a vantagem em relação ao adversário. Embora os factores de carga (forças G) e a velocidade sejam inferiores aos do F-16 não existe margem para erros pelo que a preparação física e mental são essenciais.
No ACM o conceito de parelha é introduzido do ponto de vista táctico. Partindo de uma posição de desvantagem, as aeronaves manobram de forma a anular a vantagem do opositor.
Se o um contra um já era exigente, a introdução de uma terceira aeronave obriga a que se exija uma extrema disciplina em voo e completo respeito pelas regras de segurança.
Na terceira modalidade (TI) os pilotos abandonam a arena visual e a parelha é guiada pelos Controladores de Defesa Aérea até ao adversário. Em casos extremos, este encontro pode terminar numa situação já treinada anteriormente, o ACM.
Esta missão também é voada de noite mas apenas em um contra um para identificação da aeronave estranha.
Nas Esquadras 201 e 301 os pilotos continuarão a ter este treino com um grau de complexidade muito superior.
É assim que se forja a ponta da lança.

Fonte: Força Aérea Portuguesa 
 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>