domingo, 29 de dezembro de 2013

MiG NEGA INTENÇÃO DE DESTRUIR PROTÓTIPO DO 1.44 (M1352 - 410PM/2013)

Protótipo do MiG 1.44

A famosa empresa russa fabricante de caças, Mikoyan Gurevich negou planos para acabar com o único protótipo do caça de quinta geração MiG 1.44 e disse que vai mantê-lo a salvo e armazenado num hangar, escreveu no passado dia 26 de dezembro o diário russo Izvestia.

Há alguns meses, correu na imprensa estrangeira a notícia de que o protótipo estaria numa "base secreta", mas exposto aos elementos atmosféricos e seria transformado em sucata brevemente. A corporação MiG negou esta informação.
"O avião foi construído na década de 1990 como parte de um programa piloto para a quinta geração. Está preservado na cidade de Zhukovsky (arredores de Moscovo) e ninguém pensa destruí-lo", disse um representante da empresa.

O projeto de caça polivalente começou no início de 1980 e até 1999 apenas um aparelho foi fabricado para a realização de testes. Foi designado MiG 1.44 e fez dois voos em 2000, mas depois foi esquecido. Em 2002, foi anunciado um outro projeto de caça de quinta geração, o T-50 PAK FA desenvolvido pela Sukhoi, concorrente da empresa MiG.

O coronel-general Anatoly Sitnov, ex-chefe de Armamento das Forças Armadas da Rússia, acredita que o T-50 não tem o potencial que encerrava o MiG 1.44. Por seu lado, o ex-comandante da Força Aérea Russa, general Vladimir Mihailov diz que não se deve compará-los, porque a tecnologia avançou muito em 15 anos.
"Não podemos dizer que um é melhor que o outro, tudo é relativo. O T-50 usa os mais recentes avanços na ciência", disse Mihailov, assinalando que a decisão de manter o primeiro protótipo de um caça de quinta geração, pode significar a existência de outros projetos similares.
"O MiG 1,44 foi mantido num hangar e pode ser usado no desenvolvimento de novas aeronaves. É o único objetivo", disse o especialista.

A Mikoyan Gurevich recusou-se a fazer um comentário oficial. Uma fonte da empresa disse ao Izvestia, que o único MiG 1.44 está em bom estado técnico e poderá voar, se necessário. Também observou que a aeronave poderia ser entregue no futuro, a um museu de aviação.
"Ele merece, porque marcou uma época", resumiu a fonte.

Vídeo que reúne alguns dos protótipos de desenvolvimento russos, incluindo o MiG 1.44 "Flatpack":


Fonte: RIA Novosti
Tradução: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>