terça-feira, 1 de outubro de 2013

GRIPEN CONTINUA A VOAR ALTO (M1194 - 285PM/2013)

Saab JAS39 Gripen

Oito anos após ter sido introduzido o tipo no policiamento aéreo do seu território, a República Checa optou por renovar o contrato de leasing de 14 caças Saab JAS39 Gripen C/D, com o Governo sueco.

Ainda por finalizar, o acordo irá estender o uso do caça monomotor da Saab, por mais catorze anos, seguno informação divulgada pela agência sueca Security Export Agency (FXM). 
As negociações para a prorrogação do contrato inicial, têm vindo a decorrer há mais de um ano, e a proposta cobre modernizações não especificadas, bem como serviços de treino e apoio logístico de suporte à frota.

A República Checa assinou um contrato de dez anos com a Suécia em 2004, cinco anos após ter entrado na Aliança Atlântica, com vista a substituir a sua cansada frota de caças MiG-21 por catorze JAS39 (12 monolugares e 2 bilugares).

A decisão de Praga de continuar a operar o Gripen surge no seguimento de opção similar tomada pela Hungria e da Suíça, também recentemente ter dado um passo decisivo para a compra de 22 Gripen E.

Já na Feira de Aviação de Kochi na Índia, a apresentação de uma versão naval Sea Gripen, gerou bastante interesse, segundo divulgou a Saab. Um dos potenciais clientes poderá mesmo ser a Marinha do Brasil (país onde o caça sueco concorre ao programa de caça avançado da Força Aérea), interessada em encontrar um substituto para os seus A-4 a médio prazo, apesar de estarem atualmente sob modernização. Índia Itália e Reino Unido, são outros potenciais candidatos a utilizar uma versão naval do Gripen, justificando o desenvolvimento da nova variante, que deverá poder operar tanto a partir de porta-aviões convencionais com catapulta (CATOBAR), como com descolagem com recurso a rampa (STOBAR).






0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>