domingo, 20 de outubro de 2013

FRONTEX: C295M DA FAP DETETA NAVIO EM ATIVIDADES ILEGAIS (M1221 - 302PM/2013)

C295M da Força Aérea Portuguesa versão com equipamento de Vigilância Marítima


No âmbito da Operação JO Hermes 2013, da Agência Europeia de Gestão das Fronteiras Externas (FRONTEX), a Força Aérea Portuguesa (FAP) identificou, no dia 12 de outubro, um "navio mãe" em atividades ilegais, a sudeste de Itália.
Uma aeronave C295M realizou uma missão de deteção, identificação e seguimento de um "navio mãe", que participava em ações de transporte de imigrantes ilegais. 

No decurso desta missão e graças à utilização dos sensores e equipamentos da aeronave, bem como da sua autonomia em voo, permitiu que, após 22 horas de voo a tripulação enviasse informações vitais para o centro de controlo da missão, que tornaram possível a sua captura pela Guarda di Finanza Italiana, no dia seguinte. 

Foi a primeira vez que se efetuou uma detenção deste tipo de navio, desde o início da operação FRONTEX, em 2004. Esta missão foi extremamente importante na medida em que as imagens captadas pelo C295M constituem matéria de prova em tribunal. 

A FAP participa em operações FRONTEX desde 2011, estando a integrar atualmente a Operação JO Hermes 2013, com o seu 4º destacamento. Esta força é constituída por uma aeronave C295M, da Esquadra 502, sedeada no Montijo e por 18 militares das áreas das operações, manutenção, comunicações e logística. 

Fonte: Força Aérea
Adaptação: Pássaro de Ferro

2 Comentários:

Anónimo disse...

Caro blogger. A força aérea nao dispoe de nenhuma versao de C295M denominado por RFOT.Existem tres versoes: PG01 (aeronaves denominadas TATICAS), PG02 (aeronaves que para alem de TATICAS poderao receber o equipamento de VIGILANCIA E RECONHECIMENTO AEREO) e PG03 ( aeronaves semelhantes as PG02, mas que ainda poderao ser equipadas com o sistema RFOT- RECONHECIMENTO FOTOGRAFICO, vulgo fotografia aerea). A aeronave na foto (16709) e da versao PG02. Um abraço e continuacao do bom trabalho.

Paulo Mata disse...

Tem razão, já foi corrigido o lapso, não atentámos no número de cauda.
Obrigado e cumprimentos.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>