domingo, 20 de outubro de 2013

USAF RETIRA O MÍTICO T-38A (M1220 - 83AL/2013)

Formação de T-38. O A, em branco e o C em tons cinza. O "heritage flight". Foto: Bobbi Zapka


Durante várias décadas, a Escola de Pilotos de Testes da Força Aérea dos EUA (USAF), na Base Aérea de Edwards, operou o avião de treino supersónico avançado, Northrop T-38A Talon nos seus cursos. 
No final do passado mês de setembro, a versão A do T-38 deixou oficialmente de fazer parte da escola. A retirada foi assinalada com um voo de despedida, realizado no dia 20 daquele mês.
Na foto acima podemos ver um T-38C que continua a ser empregue no curso, em voo de formação com o último T-38A que era voado em Edwards (Califórnia – EUA), no que foi chamado heritage flight, uma vez que reuniu no mesmo voo uma versão antiga e a nova desta mítica aeronave.
No dia 23, os últimos dois T-38A deixaram Edwards AFB rumo à Base Aérea de Holloman, no Novo México, onde estava programado passarem por manutenção e retirada de todos os sistemas de aquisição de dados utilizados no curso de piloto de testes, para serem restaurados para a configuração tradicional.
Após essas modificações, os T-38A serão enviados para o Comando de Combate Aéreo na Base Aérea de Langley (Virgínia) e Tyndall (Flórida), para serem utilizados no programa de treino de pilotos de F-22 Raptor, em que simulam alvos para mísseis. 
Por sua vez, o curso de piloto de testes de Edwards continuará a operar o T-38C, que usa a mesma célula e motor do T-38A, contudo com novos aviónicos, que  incluem um painel com ecrãs digitais integrados - glass cockpit, HUD - Head Up Display e um sistema de simulação de lançamento de bombas - no drop bomb scoring system.


Fonte: USAF
Edição e adptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>