quarta-feira, 16 de outubro de 2013

FORÇA AÉREA DO JAPÃO - 185 SCRAMBLES EM 3 MESES (M1212 - 81AL/2013)

Parelha de caças F-15J, os mais ativos nos srambles nipónicos a aeronaves "intrusas". Imagem. internet.

Conforme já noticiámos por diversas vezes em edições  anteriores no Pássaro de Ferro, a Força Aérea do Japão tem andado bastante ocupada com vários scrambles/alertas, causados sobretudo pelo sobrevoo de aviões chineses mas também russos.
No período de julho a setembro deste ano, foram efetuados 80 scramble, em resposta a atividades da aviação militar chinesa - tanto aviões como também drones. Este registo é o terceiro mais elevado desde 2005.
Uma disputa que continua por resolver, relativamente às ilhas Senkaku, consideradas seu território pela China, são seguramente um dos motivos para esta atividade aérea, tanto do lado chinês como do lado nipónico que lhe dá resposta.

Um avião de ataque naval, o H-6G chinês, uma das aeronaves mais intercetadas pela FA do Japão. Créditos na imagem.

Mas no mesmo período, as interceções a aparelhos russos também foram elevadas (105), bem superior às 31 registadas no mesmo período imediatamente anterior.
A Rússia tem mantido uma estratégia de sobrevoos próximos de diversos territórios fronteiriços, que não só pelo lado asiático e que tem levantado, de certa forma, alguns fantasmas da guerra fria.


Fonte: The aviationist/outras
Edição e adaptação: Pássaro de Ferro



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>