terça-feira, 15 de janeiro de 2013

JAPÃO PLANEIA DESLOCAR F-15 PARA PROTEJER ILHAS SENKAKU (M834 -17PM/2013)

F-15J Eagle      Foto:Domínio público

O Ministério da Defesa japonês considera deslocar para um aeroporto em Shimojijima uma força de F-15 Eagle, com vista à proteção dos seus interesses nas ilhas Senkaku.
Fontes governamentais japonesas informaram ontem 14 de janeiro, ter a intenção de colocar uma força de F-15 mais próxima das ilhas Senkaku no Mar da China oriental, do que a atual base de Maha.
Em meados do mês passado, uma aeronave de vigilância marítima chinesa entrou em espaço aéreo das referidas ilhas, tendo os F-15 sido chamados a intercetar a referida aeronave. Ao chegarem ao local contudo, o avião já havia abandonado o espaço aéreo japonês. Naha dista cerca de 420 km de Senkaku, o que implica cerca de 15 a 20 minutos de voo para cobrir a distância.
O aeroporto de Shimojijima fica situado a menos de metade dessa distancia, com uma pista de 3000 m. 
Todavia, para a sua utilização por caças de combate em permanência, serão necessárias adaptações, uma vez que se trata de um aeroporto civil. Além disso, um tratado datado de 1971 entre Japão e os EUA, define que esta pista não seria destinada a fins militares.

Sobre as ilhas Sokaku (ou Diaoyu em chinês)  está pendente uma disputa territorial, após o Japão ter adquirido as mesmas a particulares, tal como referido anteriormente no Pássaro de Ferro.


Fonte:Kyodo News
Adaptação:Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>