domingo, 22 de setembro de 2013

SUÍÇOS APROVAM O GRIPEN, MAS... (M1170 - 72AL/2013)

Saab JAS39 Gripen

Na passada quarta-feira, 11 de setembro, a Câmara de Deputados da Suíça (Conselho Nacional) aprovou a aquisição do caça JAS39 Gripen, fabricado pela sueca Saab.
Após um debate que começou por volta das 8h da manhã, ao longo de algumas horas esgrimiram-se argumentos contra e a favor do programa e a votação foi iniciada às 11h, com 119 votos a favor e 70 contra - relativos à abertura da votação.
Um minuto depois, a Câmara chumbou um encaminhamento que obrigaria o Conselho Federal (Poder Executivo) a considerar ofertas alternativas, por 116 votos a 72. Minutos depois, a esquerda parlamentar procurou mudar o projeto, propondo a redução do crédito para 3 mil milhões de francos suíços e a retirada da capacidade ar-solo ao Gripen, emenda que comprometeria, segundo a restante assembleia, a capacidade de defesa do país e por isso foi rejeitada por 112 votos a 55.
Finalmente, às 11h17 minutos, foi dada a luz verde para a compra do Gripen por 3,1 mil milhões de francos suíços, com 113 votos a favor e 68 contra. Às 11h20, foi decidida a criação do fundo especial para financiar a compra daqueles aviões.
Apesar da minoria que se mantém contra a aquisição do Gripen na Câmara, ficou evidente  que a maioria considera necessária a substituição dos antigos caças F-5 da FA Suíça, e que, por isso, foi convencida de que os riscos da compra do Gripen foram minimizados pelas melhorias introduzidas nas negociações. O assunto irá agora para o Senado (Conselho dos Estados), que o deverá votarem breve.
Um referendo à população parece, por agora, posto de parte, muito embora estudos de opinião atestem que existe uma maioria de suíços que se revelam contra a aquisição de material militar, nomeadamente de caças, seja o Gripen ou outro.



Fonte: thelocal.ch e outras
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>