quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FORÇA AÉREA CEDE T-33 À C.M. DE CONSTÂNCIA (M1181 - 274PM/2013)


T-33 cedido ao centro Ciência Viva em Constância     Foto: Força Aérea

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Piloto-Aviador José  Pinheiro, presidiu a 26 de setembro à assinatura de um Contrato de Cedência da Aeronave Lockheed T-33 T-Bird à Câmara Municipal de Constância.

O contrato prevê a utilização da aeronave no Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia, para fins de exposição e divulgação científica, valorizando-a de acordo com os princípios museológicos e patrimoniais.

A escolha desta aeronave em específico deve-se sobretudo ao facto histórico de este ter sido o primeiro tipo de avião a jato a operar na antiga Base Aérea de Tancos.
A instalação da aeronave vai permitir ao Centro Ciência Viva de Constância abordagens científicas ao tema "voo", com especial incidência no princípio de Bernoulli e nas manobras de direção e de altitude de um avião em plena operação.

Este Centro tem vindo a assumir-se como um local de excelência para a divulgação de ciências relacionadas com a astronomia - nomeadamente a física, a química e a matemática, apostando no desenvolvimento de novas estratégias de ensino e investigação.

Em declarações aos Órgãos de Comunicação Social, o General CEMFA afirmou que ficou bastante agradado com este pedido de cedência de aeronave, uma vez que permite à Força Aérea contribuir para a formação, ao transformar uma peça de museu num instrumento de aprendizagem para os jovens e restante público. 

Fonte: Força Aérea




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>