quarta-feira, 31 de julho de 2013

VOOU O PRIMEIRO EC665 TIGRE CONSTRUÍDO EM ALBACETE (M1109 - 228PM/2013)

EC665 Tigre HAD/E      Foto: Eurocopter
 
O programa do helicóptero de combate Tigre alcançou na passada segunda-feira um importante marco, com o voo inaugural da primeira unidade montada pela Eurocopter em Albacete. A entrega do helicóptero, também o primeiro Tigre HAD/E que receberão as Forças Aeromóveis do Exército espanhol (FAMET) está prevista para finais do ano.

Integram o programa EC665 Tigre os ministérios da Defesa da França, Alemanha e Espanha. Com o plano de participação industrial previsto para o programa, a indústria espanhola, liderada pela Eurocopter Espanha, tem capacidade para participar em todo o ciclo de vida os helicópteros, desde o projeto, aos voos de teste e certificação, produção de elementos estruturais, linha de montagem final e suporte integral. A fábrica da Eurocopter situada em Albacete, é além disso, a única a fabricar a fuselagem traseira em todo o mundo e a única em Espanha com capacidade para fabricar helicópteros.

Outras empresas espanholas participam ainda de modo atrivo no programa, como a ITP, sócia do consórcio MTRI, que projeta e produz os motores da aeronave, que foram especialmente melhorados para  aversão espanhola do Tigre HAD/E. Outras empresas como a Indra, Amper, Elimco, Aernnova, TEcnobit, DMP, Sacesa e Celéstica, entre outras, participam também deste importante programa industrial, fabricando sistemas, equipamentos, componentes  e  peças.

Espera-se que este helicóptero seja entrege às FAMET ante sdo final de 2013, aumentando significativamente as capacidades do Exército, que conta atualmente com seis Tigres, fabricados em França, da variante HAP/E, dos quais várias unidades operam no Afeganistão, com bastante sucesso.

O Tigre é produzido em várias versões, e foi projetado para cobrir missões de reconhecimento, escolta, proteção, combate ar-ar e ar-terra, oferecendo uma plataforma multi-missão flexível, que permite que as forças armadas contem com a versatilidade necessária nos teatros de operações atuais. A variante HAD é a mais moderna e completa de todas as versões do Tigre.

O programa tem até à data encomendas no total de 194 unidades, entre Alemanha (68 UHT), França (40HAP/F+40HAD/F), Austrália (22 ARH) e Espanha (24 HAD/E). A frota de EC665 Tigre em serviço é atualmente de 93 unidades, que somam um total de 44.430 horas de voo (atualização a maio de 2013).

Fonte: revistatenea.es
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>