terça-feira, 26 de março de 2013

SU-35 PARA A CHINA (M927 - 87PM/2013)


Sukhoi Su-35      Foto: Sukhoi Company

No seguimento das negociações de que o Pássaro de Ferro deu conta há cerca de uma ano atrás, a Rússia e a China concluíram um acordo para o fornecimento dos caças de Geração 4.5 Sukhoi Su-35.
Os dois países são parceiros de longa data no que toca a material militar, embora o fornecimento de material de topo por parte de Moscovo a Pequim, tenha acontecido apenas a espaços.
O cenário parece estar prestes a mudar.
São conhecidas as colaborações de técnicos russos nos programas mais recentes de desenvolvimento de aeronaves chinesas como o J-10, JF-17, L-15 e até o helicóptero de ataque Z-10. Mesmo o desenvolvimento do J-11 só foi possível graças à obtenção de documentos técnicos russos,que em conjunto com a aquisição do T-10 experimental ucraniano permitiram também o desenvolvimento do J-15 naval.
Ainda assim, a cooperação não é para já suficiente para garantir à China aeronaves de topo, até porque o mundo não pára enquanto Pequim desenvolve projetos próprios, a partir de outros já existentes. É neste contexto que a China pretende adquirir os Su-35. Por outro lado, existia do lado de Moscovo alguma apreensão, dado que foi a partir de 24 Su-30 comprados por Pequim, que foi desenvolvido o caça J-16 (cujas linhas não deixam margem para dúvidas).

As capacidades do Su-35 são apetecíveis     Foto:Sukhoi Company

Para já não são conhecidos detalhes do acordo alcançado, mas dada a apetência dos chineses para a cópia não autorizada de material estrangeiro, a ideia de Moscovo seria vender um número mínimo de aeronaves (entre 50 a 100) que garanta uma margem de segurança que não penalize o fabricante caso o cliente copie o modelo como fez no passado, ao mesmo tempo que no contrato ficaria incluída clausula altamente penalizante para Pequim, em caso de cancelamento ou redução do número de aeronaves acordado.

Fonte: Voz da Russia
Adaptação: Pássaro de Ferro





0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>