quarta-feira, 13 de março de 2013

HELICOPTERO DE ATAQUE CHINÊS AFINAL É... RUSSO! (M909 - 73PM/2013)

Helicóptero de ataque chinês Z-10

Sergei Mikheyev, designer principal da Kamov, revelou que a companhia para que trabalha desenhou as bases do helicóptero de ataque chinês Z-10, em meados da década de 90.
O helicóptero bilugar fez a sua primeira aparição pública no air show de Zhuhai, após testes intensivos no Exército de Libertação Popular da China. Apesar das semelhanças com o Agusta Westland Mangusta terem sido amplamente debatidas (tal como os caças chineses se parecem perigosamente com os ocidentais de 5ª Geração...), nenhuma ligação à Kamov havia sido sequer sugerida, até às declarações de Mikheyev durante a convenção Heli-Expo a 6 de março corrente.

A guerra cibernética que se diz estar a decorrer há já largos anos, através da qual alegadamente a China se terá apoderado de extensa documentação de projetos secretos americanos, nomeadamente o F-35, deixava sugerir algo do género, relativamente ao novel helicóptero de ataque. Desta vez, contudo, não foi necessário continuar a germinar teorias sobre espionagem industrial, uma vez que a origem dos planos foi assumida por quem de direito.
Mikheyev justificou a decisão de revelar o papel da companhia russa no desenvolvimento do helicóptero, com a apresentação pública do mesmo pela China, no ano passado: "devido a razões facilmente compreensíveis, foi mantido em segredo, mas desenhámos de facto o modelo e foi aceite pela China para desenvolvimento" referiu.
Até às declarações, acreditava-se que o único contributo externo no projeto era a motorização, que aliás havia já causado polémica, pelos motores Pratt & Whitney Canada PT6C-67C de controlo digital, que equipam cinco unidades do Z-10, terem sido fornecidos através de intermediários e alegadas falsas declarações, para permitir a sua exportação para a China de tecnologia originariamente americana, para uso militar.
Desde então, tem sido comentado que as unidades do Z-10 produzidas, estarão equipadas com motores de fabrico local, com performances inferiores, condicionando desse modo significativamente o peso à descolagem do helicóptero.

Fonte:Aviation Week
Adaptação:Pássaro de Ferro

0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>