segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MALI: PONTO DE SITUAÇÃO (M862 - 42PM/2012)


Os Mirage 2000D continuam a castigar alvos de superfície dia e noite    Foto:EMA
Desde 31 de janeiro, as operações aéreas francesas no Mali prosseguiram com mais de 135 saídas. Dentre elas, mais de trinta foram relativas a aeronaves de combate, tendo sido focadas em mais de 25 alvos militares, relacionados com o apoio logístico das forças rebeldes, bem como campos de treino no norte do país, nas zonas de Aguelhok e Tessalit. Foram realizados por caças-bombardeiros na sua maioria, mas também por helicópteros armados.
No terreno, as tropas francesas, conjuntamente com forças africanas, prosseguiram com a consolidação do controlo de Timbutctu e Gao, conquistadas durante a semana transata.

Um helicóptero francês Tigre em Gao      Foto:EMA

Em Kidal, 1800 soldados do Chade penetraram na cidade para reforçar a segurança, enquanto as forças francesas asseguraram o controlo do aeroporto graças a um reforço de duas secções de tropas paraquedistas.

Tropas paraquedistas francesas sobre o aeroporto de Kidal       Foto:EMA
No total, encontram-se cerca de 4000 soldados franceses mobilizados em solo do Mali. As forças africanas  totalizam cerca de 3800 homens, pertencentes a várias nações, como o Chade, Togo, Burkina Faso, Nigéria, Níger, Benin e Senegal.

As tropas do contingente MISMO de países africanos   Foto:EMA
A Operação Serval dura já há três semanas e tem como objetivo libertar o país dos grupos radicais islamitas do controlo da rede terrorista al-Qaeda.


Fonte: EMA
Adaptação: Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>