segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

NÁUFRAGO ESPANHOL RESGATADO PELA FORÇA AÉREA (M861 - 08AL/2013)



EH101 Merlin
C295M
A Força Aérea resgatou, no dia 3 de fevereiro, um velejador de 43 anos de idade e de nacionalidade espanhola que participava na regata internacional Vendée Globe, navegando num veleiro de 18m, que naufragou durante a prova, a cerca de 740Km a sul da ilha Terceira (Açores). 


Foto: Força Aérea

Pelas 11H37, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada comunicou à Força Aérea que o veleiro ACCIONA 100% EcoPowered se encontrava a emitir sinais de emergência.

A Força Aérea ativou de imediato uma aeronave C295M que descolou da Base Aérea Nº4 (BA4) - Lajes - pelas 14H45 em direção à posição do veleiro.
Pelas 16H36, a tripulação do C295M avistou o tripulante a bordo de uma balsa salva-vidas, que estabeleceu contacto gestual e sinalizou a sua posição com recurso a flares de sinalização, indicando que se encontrava bem de saúde. Perto da sua posição estava o veleiro, naufragado. 

Foto: Força Aérea

Após comunicar a situação e a posição do náufrago, a Força Aérea ativou uma aeronave EH101 Merlin para o resgatar. O helicóptero descolou da BA4 pelas 18H05 e aterrou em Santa Maria para reabastecer. Voltou a descolar e rumou em direção à zona de operações, a cerca de 595Km a sul desta ilha.
O tripulante foi resgatado pelas 23H15, revelando sinais de hipotermia. A equipa médica da Força Aérea a bordo do helicóptero prestou-lhe assistência médica e na avaliação efetuada decidiu que não necessitava de ser hospitalizado. A aeronave regressou à BA4, pelas 03H30, onde já se encontrava o C295M.
A missão foi concluída com sucesso após 20H45 de voo totalizadas pelos meios operacionais no resgate do náufrago Javier Sansó, que se encontra bem de saúde, tendo até prestado já um depoimento público, no qual agradece aos profissionais da Força Aérea Portuguesa e descreve sumariamente o naufrágio.


Fonte: Força Aérea Portuguesa
Adaptação: Pássaro de Ferro 

                                                                                                                                 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>