domingo, 3 de fevereiro de 2013

IRÃO FURTIVO? (M860 -41PM/2012)


Qaher 313         Foto:Agência MEHR
Foi revelado ontem 2 de fevereiro de 2013 no Irão, o que alegadamente é o primeiro caça furtivo fabricado no país.
"Um avião avançado com uma aparência avançada, tem uma assinatura radar muito pequena e é capaz de operar e voar a baixas altitudes" disse o Ministro da Defesa iraniano, brigadeiro general Ahmad Vahidi à agência noticiosa estatal.
Vahidi alega que o Qaher 313 foi construído com materiais high tech e incorpora sistemas eletrónicos avançados. Adicionalmente, pode ser equipado com armas fabricadas indigenamente. A aeronave é descrita ainda como sendo capaz de aterrar e descolar em pequenas pistas.

Se o exterior pode enganar o interior levanta algumas dúvidas quanto ao verdadeiro significado de high tech  Foto:FARS
A conceção e fabrico é da Aviation Industries Organization  (AIO) que pertence ao Ministério da Defesa do país e o sistema de armas foi apresentado como sendo totalmente desenvolvido no Irão.
Hassan Parvaneh, diretor do projeto Qaher 313 diz ainda que o avião agora revelado "é o primeiro caça iraniano a usar uma asa de controlo dianteiro", representando por isso também um avanço aerodinâmico.
Dadas as pequenas dimensões da aeronave e sendo um monomotor, pensa-se que o motor que equipa será baseado no General Electric J-85 que se sabe o Irão possuir.

Shahed 285           Foto:Domínio público
A apresentação do caça Qaher 313, vem no seguimento de novos aparelhos apresentados pelo Irão, como o helicóptero o Shahed 285 ou o Toufan 2, claramente também baseados em modelos ocidentais, estando por isso visível uma campanha de reequipamento e simultaneamente de propaganda, não sendo por enquanto discernível até onde o novo equipamento significa de facto capacidade militar aumentada.
O futuro encarregar-se-á de o revelar.

Fonte:Flight Global
Adaptação: Pássarode Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>