quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CAÇAS CHINESES SEGUEM AVIÕES AMERICANOS (M837 -20PM/2013)

Chengdu J-10 da RPC       Foto:afbase.com

Um P-3C Orion de patrulhamento marítimo e um C-130 Hercules de carga norte-americanos baseados no Japão, foram seguidos por caças J-7 e J-10 chineses na zona fronteiriça entre China e Japão. 
Segundo divulgou o jornal nipónico Sankei Shimbun, as ações de interceção chinesas ocorreram a 10 de janeiro, sendo entendidas como uma reação aos recentes movimentos japoneses no sentido de proteger as ilhas Senkaku/Diaoyu em disputa pelos dois países asiáticos.

No mesmo dia, caças chineses foram também localizados nas imediações das referidas ilhas alvo de contenda. Aviões P-3C, EP-3 e OP-3 de vigilância/reconhecimento das Forças de Auto Defesa Japonesas foram destacados para recolher dados sobre as atividades da aviação chinesa. Adicionalmente, dois aviões-radar E-2C Hawkeye foram também enviados, para prevenir um confronto direto entre aviões das duas nações.

Já no dia 11 de janeiro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês confirmou a propósito do sucedido, que as ações da Força Aérea da República Popular da China eram uma resposta à interceção de aviões chineses por caças japoneses, ocorrida anteriormente. Ainda assim, classificou as missões como sendo de patrulhamento de rotina, sobre território nacional, acusando as autoridades de Tóquio de serem culpadas de escalar o conflito territorial.

Desde a decisão de Tóquio em nacionalizar as ilhas no Mar da China oriental datada de setembro de 2012, que incidentes isolados têm ocorrido na região, tanto com vasos de superfície, como com aeronaves das duas nações.

Circularam entretanto rumores de que o Primeiro-Ministro nipónico Shinzo Abe terá autorizado o disparo de tiros de aviso contra aeronaves chinesas que entrassem sem autorização em espaço aéreo japonês. O General chinês Peng Guangqian fez depois saber através da agência noticiosa nacional que , "caso um avião chinês seja atingido nem que seja com um flare, isso significa guerra".
Ainda segundo o General Peng, o Primeiro-Ministro Abe desmentiu os rumores, face às suas declarações.

Fonte: Want China Times
Adaptação:Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>