quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIO TLP-Albacete (M472 - 6PM/2011) (II)







O Tactical Leadership Programme ou TLP, como o próprio nome indica, não se trata apenas de um mero exercício militar, mas sim de uma organização à qual pertencem várias Forças Aéreas. Existindo desde 1978,  tem por objectivo melhorar e homogeneizar tácticas e procedimentos em operações multinacionais, consistindo de parte teórica e prática. 
A sua sede passou já por várias bases e países, sendo a mais recente e actual a base de Los Llanos em Albacete, Espanha.
O curso a decorrer, do qual se obtiveram as presentes imagens, não foi dos mais concorridos da história do TLP, mas é sempre bom rever "velhos amigos" como os Tornado alemães ou os Mirage 2000 franceses, ou ver em acção os Typhoon italianos ainda a cheirar a novo. A fechar o lote de participantes, os algo raros AMX italianos, F-16 holandeses, F-18 finlandeses e espanhóis, helicópteros de apoio a forças terrestres Bell AB-212 italianos e um incontornável E-3 Sentry francês de controlo aéreo avançado.
Oportunidade ainda para ver  Mirage F1 da Ala 14, que não participando no TLP, foi facilitada ainda assim a visita a um shelter onde uma unidade ostentava orgulhosamente a sua panóplia de armamento, num estilo muito à la Guerra Fria (ver foto no artigo anterior)
Uma nota final para a impecável organização do spotters day que funcionou na perfeição.  
Faltou somente no programa, talvez um pequeno briefing para explicar aos presentes (imprensa incluída) de que consta o TLP. 
Mas para quem ia apenas com intenção de "dar ao gatilho", terá sido um dia perfeito!












NOTA: Reportagem completa e fotos exclusivas na revista Sirius à venda no início de Março

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>