terça-feira, 22 de junho de 2010

ESTORIL AIR SHOW 2010 (M388-20PM/2010)



Desde 2008 a organizar eventos aeronáuticos no nosso país, a Proair reservou para o Estoril Air Show deste ano um apetecível cartaz para os apreciadores da aviação.
Com um elenco que incluía demonstrações acrobáticas a solo e em formação, sobre a baía de Cascais desfilaram e exibiram-se Lino Gonçalves (campeão nacional em título de acrobacia na classe avançado) em Extra 300S, Filipe Conceição e Silva em Pitts Special S2B, Luís Garção em Extra 300L e Diana Gomes da Silva em  Pitts Special S2B também.

A patrulha nacional Smokewings em Yak-52 repetente nos céus do Estoril, estreou desta vez a nova pintura sponsorizada pela marca nacional de "aviation wear" EXX.

Das patrulhas estrangeiras previstas, o Team Pioneer de Itália, teve uma agradável prestação, com bom ritmo e fluidez entre as manobras previstas, reservando para o final um porventura inédito lançamento de flares em espectáculos nacionais, que causou sensação entre o público.

A patrulha Bucker de Espanha, normalmente apresentando 3 aeronaves Bucker BU 131 Jungmann da década de 30 do século XX, limitou-se ao desfilar de um único avião.

Sendo este um espectáculo eminentemente civil, não deixou no entanto de marcar presença a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, com a sempre aguardada exibição do Super Lynx, incluindo demonstração de assalto a embarcação. Em representação da Força Aérea, uma parelha de F-16 abriu o espectáculo e a patrulha Rotores de Portugal em Alouette III encerrou a edição de 2010 do Estoril Air Show.

O forte vento que se fez sentir limitou sobremaneira grande parte das demonstrações, não o suficiente no entanto, para demover o público presente até se calar o último motor.
Os eventos aeronáuticos em Portugal, são cada vez mais motivo de interesse para o grande público, que se vai habituando a ver grandes patrulhas acrobáticas e aeronaves históricas.

Está por isso de parabéns a organização do Estoril Air Show, responsável por proporcionar mais uma vez, momentos desses ao público português.


PS: Porque as imagens falam mais do que palavras, amanhã aqui no Pássaro de Ferro o resumo fotográfico completo do espectáculo.

3 Comentários:

Anónimo disse...

Mais uma boa reportagem do Pássaro de Ferro. Parabéns pelo belo trabalho que têm desenvolvido! Apenas faço um reparo: a expressão "sponsorizada" não me parece ser a mais indicada... um tradicional e português "patrocinada" ficaria bem melhor.

Quanto ao Estoril Air Show, foi proporcionado um bom espectáculo, pena apenas as limitações impostas pelo vento.. e talvez a timidez de alguns pilotos em proporcionar umas passagens lentas mais baixas e próximas do público.

Os melhores cumprimentos

Paulo Mata disse...

Viva,
Antes de mais muito obrigado pelos comentários.

Quanto ao estrageirismo utilizado, sou de facto um adepto de utilizar as palavras ou expressoes portuguesas quando estas existem. Admito no entanto recorrer aos estrageirismos para nao estar constantemente a recorrer às mesmas palavras, ou quando traga algo de "exótico" ao texto.
Nao foi no entanto o caso e admito que "patrocinado" pudesse realmente figurar com mais sobriedade.

Talvez tenha sido o "aviation wear" da própria definiçao da marca EXX, que tenha puxado "sponsorizado"... :D

Cumprimentos e ficamos gratos por seguir o Pássaro de Ferro com atençao!

PS: As palvras estao aqui sem alguns acentos por o teclado nao ser português.

Paulo Fernandes disse...

Boa reportagem e bom trabalho. É a 1ª vez que faço um comentário por aqui, embora já há bastante tempo que tenho conhecimento do Pássaro de Ferro e o sigo. É destes meios de promoção do "gostar de aviões" que a Net precisa e em português. Este Estoril Air Show 2010 deu mesmo umas belas imagens... Um bem hajam. Paulo Fernandes - Cascais.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>