quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MAIDEN FLIGHT



Na tarde do dia de ontem mais um MLU se juntou à já extensa família dos falcões modernizados, que vão povoando a Base de Monte Real.

O benjamim da família é por isso agora o 29 (isto se admitirmos que a versão MLU é uma nova vida da célula anterior).


Pelas 16.20 horas do dia 25/08/2009, o 15129 abriu as asas e partiu rumo aos céus como ave de rapina que é.

Emocionante como ver uma cria aventurar-se no mundo pela primeira vez, é esse o momento mágico aqui retratado hoje.


Pilotado pelo Maj Lourenço, Comandante da Esq. 301, num voo de cerca de 50 minutos em que os sistemas electrónicos e mecânicos do aparelho foram testados um a um, regressou a casa para um primeiro touch & go.

Seria aqui que a única falha viria a ser detectada, ao não conseguir recolher o trem de aterragem pela “via normal”. Sendo um problema susceptível de ocorrer em qualquer avião operacional e de simples explicação e resolução, a célula ficaria apta, não com distinção é certo, devido à falha detectada, mas pronta para seguir para pintura e incorporar brevemente a frota operacional ao serviço da FAP.



3 Comentários:

Anónimo disse...

ola a todos
encontro-me aqui apenas para vostentar explicar que as infos que relatam na report ou artigo sobre o voo do 29 nao estao correctos... as fontes por vezes deveriam ser mais cuidadosamente escolhidas ou pelo menos a info cruzada...
para que conste... o pior problema que a aeronave teve foi mesmo a presença de fumo intenso no cockpit durante o voo... o que levou a que apos o report do piloto se tomasse algumas precauçoes, apontando mesmo para algumas soluçoes... algumas porem apos a sua execuçao mantinham o resultado de inconsequente... relativo ao dito problema do trem... mais vale que ele nao suba do que ele nao desça, mas depois de efectuados os testes de confirmaçao e teste nada se verificou... deve ter que ver com a tao propalada noticia da simplicidade do problema e dos trabalhos a efectuar.

sem outro assunto, na esperança de vos ter podido ser util

goldenspark

Paulo Mata disse...

Caro goldenspark, a fonte foi o próprio piloto do voo. Se houve mais problemas muito obrigado pela informaçao.
Quanto ao problema do trem de aterragem, como é óbvio para qualquer pessoa "mais vale que ele nao suba do que nao desça" como muito bem referiu. Nao percebo muito bem o que quer dizer com "propalada notícia da simpicidade do problema", mas este foi também desvalorizado pelo piloto, uma vez que o mesmo pode acontecer a qualquer aviao operacional e teria ainda outros modos de o fazer subir se necessário. Confirmou ainda que o referido problema (ou problemas uma vez que terá havido outro) nao eram suficientemente graves para que o aviao nao fosse considerado apto.

António Luís disse...

Meu caro!

O "Comandante" congratula-se pela actualidade da tua última missão!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>