sexta-feira, 14 de março de 2008

F-19 - O AVIÃO FANTASMA







No seguimento de histórias bizarras do tempo da Guerra Fria, passo a contar o estranho episódio do F-19.

E perguntarão neste momento “que raio de avião é o F-19??!!”

De facto a inexistência do F-19 (existem aviões de série ou protótipos até ao F-18 e depois passa para o F-20) é que despoletou um dos episódios mais curiosos dessa guerra de contra-informação dentro da Guerra Fria.

Sabendo que os aparentemente inofensivos kits à escala de aviões de combate comercializados no ocidente eram fonte de informação para os serviços de inteligência do Pacto de Varsóvia, dos EUA partiu uma campanha de desinformação com base no supostamente ultra-secreto F-19.

Supostamente alguma dessa informação teria sangrado para o exterior e por todo o ocidente circularam modelos à escala do F-19, com requintes de pormenor bastante elaborados. Superfícies arredondadas para alegadamente iludir os radares inimigos, canards e outros avanços tecnológicos fabulosos.

A campanha foi de tal modo realista que em pouco tempo, além de kits espalhados por todo o mundo, havia também um jogo de computador homónimo, cheio de "realismo".

Quando algum tempo mais tarde foi revelado o F-117, percebeu-se finalmente o engodo, ao verificar que este último era liminarmente diferente do fantasma F-19. Ao contrário do que antes fora apregoado, as superfícies anti-radiação não eram redondas, mas antes angulares conforme é agora sabido. Os únicos pontos comuns seriam mesmo as entradas de ar por cima das asas e os exaustores de baixa assinatura térmica (facto incontornável e que contribuiu até para credibilizar mais o modelo). No demais, semelhanças entre os dois são pura coincidência.

Existiu ainda uma versão equivalente para o B-2 Spirit, exactamente com os mesmos erros, mesmo ardil.

Existe ainda uma outra Teoria da Conspiração que continua a afirmar que o F-19 realmente existe numa versão RF-19 Aurora, continua secreto e é o substituto do SR-71 no reconhecimento estratégico.

Mas por enquanto continua mesmo a ser mais uma teoria.

Quanto às miniaturas de F-19 da década de 80, quem tiver algum exemplar, guarde-o como peça de relicário, dessa Guerra que felizmente não passou de Fria.

10 Comentários:

António Luís disse...

Muito bem! Excelente texto!

Cumprimentos do "Comandante"!

Corsário de Segunda disse...

Pois foi.
Olha que foi o único simuldaro de voo que alguma vez voei.
Programa fantástico!!

Rui Costa disse...

Por acaso tenho um kit do "F-19". Posso depois enviar uma foto.

S7alker disse...

A historia do F-19 é deveras interessante. Para lá do seu uso como peça de contra-informação, há quem argumente que essa "slot", já que as series correspondem a "slots" para os modelos em produção, seria para o descendente do projecto Have Blue, eventualmente o F-117. Só que o referido caça stealth acabou por ficar com a designação a seguir à do último MiG capturado, que eram usados na USAF com designações a seguir ao F-111, se não estou em erro. Assim, quando o Nighthawk ficou com a designação do seu uso secreto, a "slot" f-19 acabou por ficar vazia. É uma historia.
Outra fala do projecto Aurora, o suposto avião quase mágico que supostamnte substituiu o SR-71 e que até teria sido construido com tecnologia extraterreste XD. Alguns documentos referem o Aurora como o projecto que eventualmente levou ao B-2. Nada de extraordinário, realmente, apenas um bombardeiro (apesar de muito caro).
Mas é interesante ver como estas histoiras surgem e se desenvolvem.
Novamente, foi um grande artigo ;)

Saudações,
S7alker

Carlos disse...

Provavelmente eles fizeram uma versão que voava do F-19 pois há uma imagem dele reabastecendo em voo:
http://military.wikia.com/wiki/File:F-19-refueling.jpg
provavelmente era pra aumentar a contra-informação, mas não deixa e ser interessante.
Quero saber o que aconteceu com esse avião.

JPN disse...

Esta imagem é photoshop.

Anónimo disse...

Encontrei esta imagem agora resta saber se é realmente real

http://www.infomercantile.com/images/a/a7/F-19s-at-Tuscon-AMARC-airplane-graveyard.jpg

Bruno Silva disse...

Reaper, essa imagem é do filme "Stealth" de 2005.
http://www.imdb.com/title/tt0382992/

Anónimo disse...

Ouvi dizer q esse era o f-19

http://www.google.com/search?hl=en&biw=1536&bih=748&tbm=isch&sa=1&q=aviao+photoshop&btnG=#fp=b1848aaff8811878&hl=en&q=aviao+photoshop+tosco&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=HG7dRRFJwe4QjM%3A%3BzeZruErZTr-jOM%3Bhttp%253A%252F%252Fn.i.uol.com.br%252Fnoticia%252F2012%252F03%252F22%252Faviao-de-papel-enorme-e-lancado-nos-eua-1332444627251_956x500.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fnoticias.uol.com.br%252Ftabloide%252Falbum%252F2012%252F03%252F20%252Fcandidatos-ao-livro-dos-recordes-2012.htm%3B956%3B500

João Nobre disse...

Publiquei:

http://historiamaximus.blogspot.pt/2013/09/f-19-o-aviao-fantasma.html

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>