terça-feira, 11 de março de 2008

Voar num Starfighter

É um facto pouco conhecido, mas a partir de 1958 e durante pouco tempo, a USAF certificava como astronautas todos os pilotos militares que voassem acima dos 21 mil metros de altitude. Ora, nessa altura o único avião capaz de atingir tal barreira era o F-104 Starfighter. O tecto de serviço deste avião andava nos 16 500 metros, mas bem explorado era capaz de subir mais e suspeita-se que alguns pilotos de Starfighter tentaram ganhar asas de astronauta.

Mas o Starfighter teve um exemplar de testes o NF-104A, que em 15 de Novembro de 1963, pilotado pelo major Robert Smith, conseguiu atingir um recorde mundial de altitude ao atingir os 34 167 metros. Nesse mesmo ano, em Dezembro, o coronel Charles Yeager tentou levar um destes aviões até aos 42 mil metros de altitude, mas falhou a experiência e teve que se ejectar do avião.

Mas não deixa de ser espantoso, que numa época em que mal tinham começado as primeiras missões Mercúrio, um avião ultrapassasse a barreira dos 30 mil metros, onde o céu já é negro. O Starfighter tinha essa aura mítica de chegar onde mais nenhum chegava.

Portugal esteve muito perto de ter o Starfighter, não só antes da guerra de África como mesmo depois. No final dos anos 50, teve hipótese de aderir ao programa europeu do Starfighter, mas com o começo da guerra colonial tudo isso acabou. Depois do 25 de Abril falou-se na possibilidade de Portugal receber alguns F-104G alemães, mas o que acabamos por receber dos nossos amigos alemães foram Fiats G.91R/3 com fartura.

No começo, o Starfighter teve alguma má fama na Europa, devido a uma percentagem elevada de acidentes principalmente na Alemanha. Mas sabe-se que a inexperiência dos pilotos e a falta de equipas de manutenção qualificadas estiveram na origem de muitos desses acidentes. Apesar de tudo, o F-104 esteve mais de 20 anos ao serviço das forças da NATO e tornou-se um avião inesquecível por isso.

1 Comentários:

Anónimo disse...

O F-104 é e foi de facto uma máquina fantástica que desafiava limites de velocidade e altitude mas também um avião que não perdoava alguns erros, principalmente quando a capacidade de sustentação reduzida exigia velocidades altíssimas nas aproximações e dessa forma ficou conhecido na gíria como o "Widow Maker". apesar de tudo gostaria de ter visto na FAP esse Rocket com asinhas. parabéns mais uma vez pelo Blog. Pedro

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>