quarta-feira, 19 de março de 2008

AINDA O F-104


Crédito da foto: Airliners.net - Frank Noort


Recomendo a visualização dos cerca de 5 minutos do vídeo aqui ao lado, alusivo ao último voo dos F-104 italianos, ainda na sequência do excelente post do José Matos.
Tive o privilégio de ver o F-104 ao vivo e em voo, umas duas ou três vezes, nas aparições que fizeram a festivais e exercícios aéreos em território nacionail.
O seu rasto característico e o aspecto de "míssil tripulado" marcaram de forma indelével a história da aviação.
Tal como alude o José Matos, o Starfighter tinha algumas "alcunhas", algumas delas pouco abonatórias e que derivaram, a dada altura da sua história, da sua elevada taxa de acidentes.
Para além do "míssil tripulado", ou "widow maker", uma outra ficou conhecida: "caixão voador"...
Mas para além dessa carga menos "apresentável", o F-104 desafiou algumas leis da física. Parece impossível como é que umas tão escassa área alar pode sustentar este avião e fazer dele a lenda que é.
Recentemente, recordo-me uma passagem de F-104 por Monte Real, onde um conhecido spotter meu amigo contou a história de uma aterragem alucinante na pista 19, protagonizada por um Starfihter italiano e que, brevemente vos contarei.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>