segunda-feira, 16 de outubro de 2023

PRIMEIRO P-3C CUP+ DA FAP ENTROU EM MODERNIZAÇÃO [M2440 – 72/2023]

Foto: GDMS-C
 
O primeiro de cinco P-3C CUP+ da Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa foi induzido em trabalhos de modernização, na passada segunda-feira 9 de Outubro de 2023.

A aeronave n/c 14808 voou até Halifax no Canadá, onde será submetida pela General Dynamics Mission Systems–Canada e IMP Aerospace & Defence à substituição dos sistema de comunicação “Link 16”, do transponder (dispositivo de comunicação eletrónico), e a instalação de um novo sistema de missão, com capacidade de evolução.

Foto: GDMS-C

Segundo o Despacho que aprovou os trabalhos, há sensivelmente um ano atrás, as modernizações ora iniciadas, são essenciais "por forma a respeitar os mandatos de operação da NATO"

Isso mesmo foi reforçado pelo Brig. General João Nogueira, Diretor de Engenharia e Programas da FAP, em discurso na ocasião: "Este programa de modificações é crucial para a nossa frota de P-3C, de modo a assegurar que a plataforma responde adequadamente aos cenários do presente e do futuro".

Brig. General João Nogueira durante o discurso em Halifax    Foto: GDMS-C

Segundo notícia veiculada pela FAP no sítio de internet da instituição, a primeira aeronave deverá regressar a Portugal até ao final do primeiro trimestre de 2024, para posteriormente cumprir na Base Aérea nº 11 (Beja) a última fase dos trabalhos de modificação e realizar os testes finais de aceitação, enquanto o programa de modernização dos restantes quatro aeronaves deverá prolongar-se até 2025.

Com a recente aquisição da frota P-3C Orion ex-Marinha Alemã pelo Estado Português, não está para já claro se as restantes quatro células a actualizar serão todas da frota até agora em operação pela Esquadra 601, ou se haverá inclusão de alguma(s) célula(s) recentemente adquiridas à Alemanha.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>