quarta-feira, 30 de agosto de 2023

PORTUGAL COMPRA FROTA P-3C ALEMÃ [M2428 - 60/2023]

P-3C Orion da Marinha Alemã
Foi hoje publicado em Diário de República a autorização para a aquisição seis aviões de patrulhamento marítimo da frota P-3C Orion alemã.

A Resolução de Conselho de Ministros n.º 102/2023, de 30 de agosto, autoriza o gasto de um total de 45M EUR, entre os anos de 2023 e 2027, para a compra de seis das oito aeronaves ao serviço da Marinha germânica.

O documento justifica a aquisição "de todo o inventário da frota proveniente da Alemanha (..) como uma oportunidade de garantir a operação do sistema de armas P-3C CUP+ nos próximos anos sem constrangimentos significativos, assegurando a sustentação com níveis elevados de disponibilidade, pois, sem tais recursos, o incremento das atuais taxas de aprontamento de aeronaves, que progressivamente vão tendo crescentes períodos de indisponibilidade por necessitarem de ações de manutenção para as quais não existe material disponível no mercado, ficará comprometido."

Mais refere ainda que o P-3 é a "única aeronave que assegura a cobertura de toda a área das duas regiões de informação de voo e de busca e salvamento sob jurisdição do Estado Português, contribuindo, assim, decisivamente para as missões de interesse público de busca e salvamento de muito longo alcance no âmbito do Sistema Nacional de Busca e Salvamento Aéreo e Marítimo, em cumprimento das obrigações internacionais quanto à salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos em ambiente marítimo."

O documento salienta ainda que "não se prevê a substituição [da frota P-3 portuguesa] por uma capacidade semelhante a médio prazo". 

De notar que, apesar da grande maioria dos operadores do P-3 a nível mundial ter começado a migrar para o sistema de armas P-8 Poseidon, tal como é o caso da Alemanha (o que motivou a colocação à venda da frota P-3 daquele país), a verdade é que o P-3 tem um alcance e autonomia superiores ao P-8, facto que se reveste de especial importância na vasta região do Atlântico sob jurisdição nacional.

A compra será feita no conceito de "whole package deal" (negócio de pacote completo), incluindo "todo o inventário da sua frota P-3C, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos."

Refira-se a título de curiosidade que os seis P-3 da Marinha Alemã têm já origem nos Países Baixos, à semelhança da actual frota de cinco P-3C CUP+ operada pela Esquadra 601 da FAP, terminado por isso Portugal por ficar com onze P-3 ex-Países Baixos.




11 Comentários:

AGP disse...

Não penso, de forma alguma, que seja uma má decisão.
Mas talvez se pudessem preparar KC360 para o papel (aliás, com espaço para duas tripulações e instalações de descanso)...
Pergunto-me também se não seria útil uma versão dos KC360 a hélice (com os motores do A400M?).

Agora faltam os aviões de treino e novos caças, não?

Anónimo disse...

Concordo sobretudo com os novos caças F35a e novos aviões de treino ,os chipmunk bem precisam de descanso

Dragonfly disse...

Inventores no horizonte !!!!!!!
O KC é 390, não 360 !!!!
Acho que até dá para 3 tripulações ... ou até mesmo 4 ... ou 5 !!!
A EMBRAER anda à procura de alguém com inteligência brilhante para trocar os motores a jacto por motores a pistão retirados de um antigo B-17 !!!
A LOCKHEED também está a pensar remotorizar os SR-71 com motores Continental de 6 cilindros para fazer menos barulho durante as missões de espionagem ...
ELE SEMPRE APARECE COM CADA UM ...!!!...!!!

Anónimo disse...

Continua a não haver outra alternativa ao uso dos harpoons. Supostamente os F-16 MLU foram compatibilizados com a arma, mas não é claro. No portal da FA indica que os P3 podem utilizar os harpoon. Parto do principio que sim, que não há incompatibilidades. Há alguma imagem com os atuais P3 carregados com os harpoon? Nunca vi nada.

Anónimo disse...

Estranho não haver sobressalentes para o P3! Ouvi dizer que a produção ultrapassa largamente o que é publicado.

Anónimo disse...

Gosto de ler os experts neste site. São o farto-te de rir. E claramente a compra tem a ver com as posses da nossa "carteira". Porque não é verdade que os P-8, não tem a capacidade igual às dos P-3. Uma coisa é o que aparece por aí escrito, outra coisa e quem já voou neles e fez tantas horas quanto um p-3. Problema é mesmo a nossa ambição nacional a nível político para com as forças militares.

AGP disse...

Peço Desculpa! Não sei o que me deu para tirar trinta... valores... ao KC\C390!

Paulo Mata disse...

@Anonimo o P-3 tem incontestavelmente maior alcance e autonomia que o P-8. É um facto indesmentível, de acordo com literatura especializada e corroborada por profissionais do sector. Cumprimentos

Anónimo disse...

Kc360 ????

Américo Ribeiro disse...

Mais uma (boa?) compra de ocasião.

Por 45 milhões a pagar em 4 anos, 6 aviões, os kits MLU, peças sobresselentes, bancadas de teste, simulador...

Temos 5 mais 6 igual a 11.

Sabemos perfeitamente que irão ser avaliadas e irão ser mantidas as melhores 5/6 aeronaves em condições de voo. O resto será guardado para peças (canibalização).

No fundo, vamos manter em voo 5/6 aviões Orions durante 12/15 anos sem comprar peças.

Por 45 milhões euros?
Bom negócio.

Actualmente da frota de 5, apenas 3 estão a voar, resto está em manutenção que cada vez (devido á idade/desgaste) são mais longas e mais dispendiosas.


elmano disse...

Motores do A400 não por favor. Foi a maior argoladas que fizeram. Enfim, com se sabe a escolha foi feita sob pressão dos políticos europeus. Palavras para quê

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>