terça-feira, 15 de agosto de 2023

FORÇAS PORTUGUESAS EM PATRULHAMENTO COM HELICÓPTEROS TUNISINOS NA RCA [M2425 - 57/2023]

Agusta Bell AB205 da Unidade de Aviação Tunisina com forças portuguesas    Foto: EMGFA
O Estado Maior General das Forças Armadas Portuguesas, divulgou ontem 14 de Agosto de 2023 na rede social Facebook, imagens das Forças Portuguesas na República Centro-Africana, em ação de patrulhamento com o Contingente Tunisino.

Na legenda que acompanha as imagens, pode ler-se:

 "A 13.ª Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) realizou ação de patrulhamento em ambiente conjunto e combinado, tendo como ponto de partida a cidade de Alindao e como localização mais distante a vila de Mingala. As ações táticas desenvolvidas, durante cerca de uma semana, tiveram como principal objetivo dissuadir os movimentos e a atividade dos elementos armados na região, assegurando a proteção dos civis e a sua liberdade de movimentos e contribuindo para um ambiente seguro e estável."


Fotos: EMGFA
Nas imagens é possível identificar um helicóptero AB205 da Unidade de Aviação Tunisina, concretizando ainda o texto: "a Força contou com o apoio da Aviação Tunisina, que realizou missões de reconhecimento aéreo, o apoio ao Comando e Controlo do comandante da Força e o apoio aéreo próximo (nas modalidades de Close Combat Attack e Convoy Escort)."

Foto: EMGFA

A cooperação com as forças tunisinas na RCA, tem aliás sido já divulgada em anteriores ocasiões.

Apesar de Portugal ter forças destacadas na RCA desde há já vários anos, os meios aéreos têm sido sempre fornecidos por diversos países terceiros, - como foi o caso em apreço - por falta de meios próprios disponíveis. A aquisição de "helicópteros de evacuação" estava já contemplada na Lei de Programação Militar de 2019, mas não foi contudo concretizada. Já a revisão de 2023 da LPM, recentemente aprovada, continua a prever a sua aquisição, adicionando ainda um novo programa para aeronaves de "apoio próximo".

Esperam-se desenvolvimentos.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>