sábado, 17 de dezembro de 2022

CENTENÁRIO DA HOMENAGEM DOS FERROVIÁRIOS A GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL [M2366 - 82/2022]

Quase sempre arredada do centralismo generalizado que afecta, também a nossa aviação, a Mui Nobre Sempre Leal e Invicta cidade do Porto recebeu numa das suas mais belas salas de visita  uma representação da Comissão Aeronaval 100TAAS, numa das derradeiras actividades de um vasto programa que comemora o centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul (TAAS).

Com efeito, no pretérito dia 7 de Dezembro de 2022, a Estação Ferroviária de S. Bento, foi palco do descerrada uma lápide que comemora o Centenário da Homenagem dos Ferroviários a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, uma cerimónia organizada pela IP Infraestruturas de Portugal e Força Aérea Portuguesa para as comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul (100TAAS).

A cerimónia, singela, mas cheia de pompa e circunstância como lhe é próprio, iniciou-se com um discurso por parte do Tenente-General Rafael Martins, da Comissão Aeronaval 100TAAS e Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, seguido do Sr. Manuel Novaes Cabral, Presidente da Fundação do Museu Nacional Ferroviário.

No seu discurso, o Tenente-General Rafael Martins, começou por enaltecer o espaço, nomeadamente os painéis de azulejaria, da autoria do pintor Jorge Colaço, cuja « iconografia de grande parte dos painéis alusiva a momentos ou personagens marcantes da nossa história, consideraram os ferroviários do Minho e Douro, que a magnitude do feito glorioso da travessia aérea de 1922 deveria ficar registrado neste espaço. E ficou!»

Acrescentou ainda que « A Comissão Aeronaval, e a Infraestruturas de Portugal congratulam-se pela oportunidade de fixar a placa alusiva às comemorações do centenário dessa aventura aérea, contribuindo para divulgar, aplaudir e reavivar um feito maior da história da aviação Portuguesa, projetando, continuamente a mensagem e os valores dos marinheiros e aviadores que souberam sobressair entre os demais através do engenho, conhecimento científico, incansável trabalho, ousadia e muita coragem».

Após o descerramento de lápide alusiva, seguiu-se a visita das entidades à exposição fotográfica (que permanecerá no local até à semana anterior ao Natal) alusiva à TAAS, e um Porto de Honra oferecido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

Como se não bastasse este movimento nada normal neste monumento da Invicta, que suscitou muita curiosidade de quem por ali andava, entre gentes Tripeiras e os “camones”, a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, municiada com o seu “Engenho e Arte“ fez literalmente parar tudo e todos para assistir à sua actuação!

À tarde realizou-se uma Sessão Solene na Reitoria da Universidade do Porto em Homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Doutores Honoris Causa por esta Universidade. À noite, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Banda de Música da Força Aérea, num programa muito interessante, fez as delícias de todos os presentes.


Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de aviação



Nota: O autor do texto/reportagem escreve na grafia antiga.

Agradecimentos: Ten Gen António Mimoso e Carvalho, Ten Gen Rafael Martins, Eng. Francisco Piqueiro







0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>