segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

F-16 ROMENOS PELA PRIMEIRA VEZ NO POLICIAMENTO DO BÁLTICO [M2367 - 83/2022]

F-16M da Fortele Aeriene Romane

No período de Abril-Julho de 2023, a Força Aérea Romena irá participar no Policiamento Aéreo do Báltico aumentado, a partir da Lituânia, mais concretamente da Base Aérea de Siauliai. 

O destacamento romeno será composto quatro caças F-16M Fighting Falcon e um contingente de aproximadamente 100 militares, que estão atualmente a realizar atividades de preparação específicas para executar a missão, segundo informou o Estado-Maior da Força Aérea Romeno.

A única vez que a Roménia realizou esta missão anteriormente, foi no período de 1 de Agosto a 31 de Outubro de 2007, com MiG-21 LanceR, sendo por isso a primeira vez que irá participar com caças F-16. Curiosamente, em 2007, os MiG-21 romenos foram então rendidos por F-16 da Força Aérea Portuguesa. Uma vez que a Roménia adquiriu a sua frota de F-16 a Portugal, é possível que alguns dos aviões da FAP que realizaram o patrulhamento do Báltico (depois de 2007 Portugal já desempenhou esta missão por quatro vezes mais) venham a patrulhar novamente o Báltico, mas com cores romenas.

O F-16AM com matrícula 15121 foi um dos destacados em 2007 no Báltico, que posteriormente foi vendido à Roménia    Foto: FAP

O ex-FAP 15121 recebeu a matrícula 1601 na FA Romena 

Na sequência da invasão da Crimeia pela Rússia, em 2014, a NATO aumentou os meios atribuídos às missões de policiamento aéreo no Báltico, Polónia e Roménia, tendo particular relevância nos países que não têm meios próprios para realizar essa missão de soberania (Lituânia, Letónia e Estónia).



 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>