terça-feira, 11 de outubro de 2022

P-3 DA FAP EM VIGILÂNCIA DE PESCAS NOS AÇORES - com vídeo [M2350 - 66/2022]

P-3C CUP+ dos "Lobos"           Foto: FAP

Um P-3C CUP+ da Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou ontem, 10 de outubro de 2022, uma missão de patrulhamento marítimo especialmente direcionada à vigilância de pescas no mar dos Açores.

A operação foi realizada em coordenação com o Governo Regional dos Açores, nomeadamente com a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, segundo informou a FAP em comunicado de imprensa.

O voo, com a duração de aproximadamente 10 horas, incidiu sobre algumas das zonas de pesca mais sensíveis da região, tais como o campo hidrotermal LUSO; o banco de pesca CONDOR; a Baixa do Ferreiro; a Baixa do Ambrósio; o Ilhéu da Praia; o Ilhéu de Baixo, na Ilha Graciosa; a área marinha da Ribeira Quente, na Ilha de São Miguel; a Baixa da Maia; a Baixa da Pedrinha e o Ilhéu da Vila, na Ilha de Santa Maria.

A Esquadra 601 (Lobos) está equipada com cinco aeronaves P-3C CUP+ Orion e tem como missão a execução de operações aéreas multidomínio, com especial incidência no patrulhamento marítimo, nomeadamente a Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW), e Busca e Salvamento (SAR). A capacidade dos seus sensores, aliada ao sistema tático de missão integrado, permitem a realização de várias outras missões de vigilância, inclusivamente terrestre, ou o seu direcionamento para uso civil, como no caso dos incêndios ou da atividade pesqueira.

Os Lobos têm atualmente outra aeronave destacada em Sigonella, Itália, no âmbito das operações IRINI e Sea Guardian no Mediterrâneo. 



2 Comentários:

amg disse...

o avião requisitado pela GNR tinha o seu ADS activo e podia-se seguir a sua "patrulha"...
Enfim ...

amg disse...

já agora para quiser ver, basta procurar por 2-WKTN, da DEA

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>