domingo, 8 de maio de 2022

NOVO SOFTWARE DOS F-16M DA FAP EM TESTES [M2315 - 32/2022]

Equipa envolvida na campanha de testes na BA5 junto ao protótipo n/c 15109           Foto: BA5
A Força Aérea Portuguesa revelou em notícia no seu sítio de internet, ter decorrido uma campanha de testes da Tape ou OFP (Operational Flight Program - "sistema operativo") S2.3 do sistema de armas F-16 MLU, durante a pretérita semana.

Os trabalhos decorreram a partir da Base Aérea nº 5, em Monte Real, integrados na fase designada “In-country Development Test”, ao longo de 17 missões, e um total de 29 horas de voo.

De acordo com a notícia divulgada pela FAP, o evento, que foi gerido pelos pilotos de teste da BA5, foi acompanhado por uma comitiva de engenheiros americanos da "775th Test Squadron” e do “309th Software Engineering Group”, que irão usar os dados recolhidos para efetuar correções e melhorias no software, antes da implementação na frota operacional a partir de Setembro [de 2022].

Segundo a mesma FAP, a "campanha de testes atingiu todos os objetivos propostos", englobando "o trabalho desenvolvido pelos engenheiros da Direção de Engenharia e Programas e técnicos da “Data Link Management Cell” da Força Aérea, assim como pelas equipas de manutenção e aprontamento da BA5, que garantiram a prontidão das aeronaves a 100%".

O F-16 n/c 15109, um dos protótipos da Tape S2.3 foi captado no radar virtual ADS-B a voar intensamente desde segunda-feira 2 de maio

A Tape 2.3 irá aportar uma melhoria nas capacidades ofensivas dos F-16M portugueses, quer na vertente de luta aérea, quer no ataque a alvos de superfície.

Recomendamos a leitura do seguinte artigo, para uma visão global do que envolve a actualização do sistema operativo dos F-16: 

https://passarodeferro-operations.blogspot.com/2013/01/mantendo-o-f-16-um-caca-de-ultima_6.html






 

1 Comentários:

Anónimo disse...

Não sei se irei descrever algo incorreto, há muito deixei de ter uma ligação mais pormenorizada com a aviação militar, principalmente. Pena nunca termos integrado os misseis anti-navio no F-16! Uma plataforma que é um autêntico canivete suíço, mas subaproveitada por um país que só tem a maior ZEE da Europa e com ilhas espalhadas pelo Atlântico. "Voltem A7, estão perdoados". Ora dão uma no cravo, ora dão outra na ferradura! Não será com este sistema e esta escumalha que vamos algum lado... Enfim... Confesso que sempre me senti impotente.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>