sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

CONTROLADORES AEROTÁTICOS DA FAP MINISTRAM FORMAÇÃO EM MOÇAMBIQUE [M2291 - 8/2022]

Controladores Aerotáticos da FAP a ladear os instruendos moçambicanos sobrevoados por um Mi-17 da FAM     Foto: EMGFA
 
O Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) portuguesas partilhou recentemente imagens nas redes sociais de militares da Força Aérea Portuguesa (FAP) a ministrar formação a futuros Controladores Aerotáticos das Forças Armadas de Moçambique.

Nas imagens, é possível ver a equipa de Controladores Aerotáticos (“TACP - Tactical Air Control Party”), da FAP, integrada na Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ), a dar formação a militares moçambicanos na zona de Nacala.

No âmbito dessa instrução, os instruendos TACP, que estão a ser formados com o intuito de integrarem uma futura Força de Reação Rápida das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), começaram por conhecer e contactar com os meios aéreos de combate da Força Aérea de Moçambique (FAM), tais como os Mi-17, Mi-24 e SA341 Gazelle visíveis nas imagens.

Instrutores e instruendos junto a helicóptero Mi-17   

Hangar com SA341 Gazelle e Mi-24 da FAM         Foto: EMGFA

Os instruendos receberam, igualmente, formação teórica de táticas, técnicas e procedimentos de apoio aéreo próximo aos pilotos de combate da FAM, aplicadas em posterior exercício prático com o helicóptero Mi-17.

Treino com helicóptero Mi-17       Foto. EMGFA

Lançada em Novembro de 2021, a Missão de Treino da União Europeia em Moçambique conta com até um total de 65 militares portugueses destacados em Moçambique em 2022, com o intuito de formar e apoiar as Forças Armadas Moçambicanas na proteção da população civil e no restabelecimento da segurança na província de Cabo Delgado, Apoiar as Forças Armadas Moçambicanas a dar uma resposta mais eficiente e eficaz à crise em Cabo Delgado, na observância das disposições legais, em matéria de Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário.

O norte de Moçambique especialmente, tem como é sabido, sido palco de ataques de grupos armados, classificados como ameaça terrorista desde 2017.

Imagens via EMGFA

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>