sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

F-16 PORTUGUESES ESCOLTAM B-52 NA ISLÂNDIA [M2290 - 7/2022]

Escolta de um F-16 da Força Aérea Portuguesa a um B-52 na passagem por espaço aéreo islandês  Foto: FAP
 

A NATO deu conta em comunicado na manhã de hoje 11 de fevereiro de 2022,  da chegada de Equipamento e pessoal de apoio da 5ª Bomb Wing, da base aérea de Minot, Dakota do Norte, EUA, chegaram ontem a Fairford no Reino Unido, para uma série de missões combinadas do U.S. European Command e U.S. Strategic Command com países Aliados da NATO.

"Com um ambiente de segurança global em constante mudança, é fundamental que os nossos esforços com os nossos aliados e parceiros sejam unificados", disse o general Jeff Harrigian, comandante do Comando Aéreo Aliado da NATO e comandante da USAFE-AFAFRICA. "Estamos na Europa a treinar e colaborar juntos, porque a integração consistente é como fortalecemos o nosso poder aéreo coletivo", acrescentou.

Foto: FAP

Caças aliados do destacamento português na Islândia e da Royal Air Force juntaram-se aos quatro B-52 dos EUA para realizar manobras ar-ar e escoltar o bombardeiro até a base de Fairford, para executar a missão da Bomber Task Force (BTF) a 10 de fevereiro de 2022. 

Caças Typhoon da RAF com um dos B-52 do destacamento     Foto:RAF

Na missão, os B-52 da USAF integraram-se ainda com Controladores Aéreos Avançados britânicos para realizar treino bilateral de Apoio Aéreo Próximo, em campos de tiro no Reino Unido. A intenção foi aumentar a prontidão e a interoperabilidade dos Controladores aliados responsáveis ​​pela coordenação de ataques aéreos no apoio a forças terrestres.

Atividade de um dos B-52 sobre os campos de tiro de Holbeach e Tain no Reino Unido, ainda antes de aterrar em Fairford

A USAF tem vindo a realizar regularmente missões BTF em todo o teatro europeu desde 2018. Estes destacamentos visam manter a prontidão e a interoperabilidade dentro da Aliança Atlântica.

B-52 na aterragem em Fairford         Foto: RAF




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>