domingo, 20 de fevereiro de 2022

SUPER TUCANO DA FAB INTERCEPTAM AVIÃO COM DROGA NO AMAZONAS [M2292 - 9/2022]

Parelha de A-29 Super Tucano da FAB
 A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou em comunicado de imprensa a realização neste sábado 19 de Fevereiro de 20222, de uma missão de intercepção de uma aeronave PA-34 Seneca, que transportava 165 Kg de drogas.  Segundo o mesmo comunicado, da aeronave foi detectada na região central do Amazonas, sem plano de voo, numa rota usualmente utilizada para o tráfico de drogas.

A FAB empenhou dois A-29 Super Tucano para realizar a intercepção, sendo ainda apoiados por um helicóptero H-60 Black Hawk com forças da Polícia Federal. A aeronave suspeita acabou por realizar uma" aterragem forçada num canavial próximo da cidade Presidente Figueiredo", onde o helicóptero H-60 aterrou, fazendo cumprir as Medidas de Controle de Solo e apreensão da carga ilegal.

H-60 Black Hawk da FAB

O Piper PA-34 Seneca após a aterragem forçada

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, comentou o sucesso da operação conjunta: "A ação deste sábado comprova a prontidão operacional da FAB. As capacidades do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro permitem uma vigilância consistente 24 horas por dia, sete dias por semana".

Estupefacientes apreendidos pelas forças da Polícia Federal

O Brasil tem implementada desde 2004 a chamada "Lei do Abate" (Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004), que define as regras de empenhamento no combate ao tráfico de drogas através de aeronaves. A Operação Ostium, da qual fez parte esta intercepção, é uma operação de reforço na vigilância do espaço aéreo sobre as regiões de fronteira do Brasil, realizada de forma permanente pela FAB, em conjunto com Órgãos de Segurança Pública.


Fotos: Sargento Bruno Batista e Sargento Bianca Viol / CECOMSAER









1 Comentários:

Marcus Barreto disse...

Meus mais elevados cumprimentos aos sargentos, em nobre missão cívica.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>