quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

PRIMEIROS F-16 EX-NORUEGA CHEGAM À ROMÉNIA EM 2022 [M2283 - 71/2021]

F-16AM da Força Aérea Romena à aterragem em Borcea

Segundo a revista romena especializada em aviação "Aviatia" revelou hoje 30 de Dezembro de 2021, na sua edição online, os primeiros F-16, a serem comprados pela Roménia à Noruega, poderão chegar ainda durante o próximo ano. 

Apesar do contrato de aquisição de até 32 aparelhos ainda não ter sido assinado - estando marcado para a Primavera de 2022 - foi já avançada a informação de que as primeiras três células poderão chegar à Roménia até ao final de 2022.

"Os aviões vêm chave na mão, podem voar num segundo. Terão que ser adaptados aos padrões romenos, mas estamos a falar da aplicação do esquema de pintura nacional do F-16 romeno e dos sistemas de comunicação seguros, dos sistemas de reconhecimento amigo-inimigo, todos característicos de cada nação ", disse o General Viorel Pană, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea à TVR.

Nas mesmas declarações, o Gen. Pană comentou a necessidade de formação de um grande número de pilotos e técnicos para poder operar os 32 aviões que virão da Noruega, a adicionar aos 17 adquiridos a Portugal, e sedeados na base aérea de Borcea. De realçar que o contrato de aquisição das células F-16M portuguesas previa a formação de pilotos e técnicos, inclusivamente já depois da entrega das aeronaves. Agora, as autoridades romenas parecem interessadas em prolongar a instrução de pilotos em Portugal, enquanto a formação dos técnicos será repartida entre a Noruega e a Roménia: “Continuaremos a treinar pilotos nos EUA, pelo menos quatro por ano. E, claro, temos soluções de formação em Portugal, não na Noruega. Assim, a parte da formação com Portugal continua em aberto, enquanto as soluções para a formação do corpo técnico são exclusivamente romenas e norueguesas ” referiu.

Apesar da formação de técnicos aparentemente não passar por Portugal desta vez, com a entrega da última célula ex-FAP, estava já definido o envolvimento luso na modernização das aeronaves já fornecidas.

Ainda segundo a revista Aviatia, o cronograma de entrega dos 32 F-16 ex-noruegueses, prevê a conclusão do processo até 2024, quando a Força Aérea Romena completará numericamente três esquadras de voo equipadas com F-16 MLU.





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>