sábado, 13 de março de 2021

KC-390 TRANSPORTA HOSPITAL DE CAMPANHA DE MANAUS PARA PORTO ALEGRE [M2232 - 20/2021]

Na madrugada desta sexta-feira 12 de Março de 2021, as Forças Armadas transferiram, de Manaus para Porto Alegre, um hospital de campanha. A rapidez da operação, que atendeu solicitação do Governo do Rio Grande do Sul, foi resultado de esforço logístico integrado, permitindo que, num curto espaço de tempo, o hospital de campanha fosse desmontado em Manaus e transportado para Porto Alegre, onde já está a ser montado. Viajando em aviões da Força Aérea, literalmente do norte ao sul do Brasil, o hospital percorreu mais de 3000 km. 

O transporte de um dos módulos do Hospital de Campanha do Exército Brasileiro (H CMP) foi realizado numa aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB). O módulo destinado à capital gaúcha adicionará novas camas de UCI e clínicos. O H CMP será instalado anexo ao Hospital Restinga e Extremo-Sul, para atendimento aos pacientes com COVID-19. 

O Hospital de Campanha é uma unidade móvel e conta atualmente com dois módulos, sendo que um permanecerá em Manaus (Amazonas), em apoio à população local.

A FAB e a nova frota KC-390 Millennium vêm desempenhando várias ações destinadas ao combate do novo Coronavírus no Brasil, como o transporte de materiais médicos, oxigénio, vacinas e pacientes.

O KC-390 n/c 2855, um dos quatro atualmente operacionais na FAB, descolou da capital amazonense com a estrutura que pesa aproximadamente 8,4 toneladas e aterrou na Ala 3, em Canoas (Rio Grande do Sul), às 4h30 da manhã (Horário de Brasília). O transporte e a montagem dessa instalação será realizado via terrestre por militares do Exército Brasileiro e tem como objetivo atender prontamente à solicitação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por mais leitos hospitalares.

"No momento em que verificamos um aumento cinco vezes maior dos casos de COVID-19 em relação aos picos anteriores, o que demonstra que vivemos uma nova epidemia, a ação do Comando Militar de auxiliar o nosso Estado com o hospital de campanha, e da Aeronáutica no transporte de todos os equipamentos, torna-se essencial na busca por atender a população e salvar vidas", disse a Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.

A Coronel Médica Ocilene Vargas Pereira, Comandante do Hospital de Campanha, explica que a estrutura permite que os leitos clínicos sejam transformados em UCIs. "A característica do H CMP é a rápida mobilidade. A área é perfeita, um terreno sólido, que tem proximidade do hospital para prestar todo apoio necessário", disse.

O primeiro KC-390 Millennium entrou ao serviço na FAB em Setembro de 2019, estando atualmente quatro aeronaves operacionais na Ala 2 em Anápolis, Goiânia, de um total de 28 aeronaves encomendadas.

Portugal adquiriu cinco KC-390 para substituir a frota C-130 Hercules na Força Aérea Portuguesa, em contrato celebrado em 2019. Embora a primeira entrega esteja prevista apenas para 2023, o primeiro voo deverá acontecer ainda antes do final de 2021.


Fonte: FAB com adaptação do Pássaro de Ferro
Fotos: Daniela Etchart / Ala 3


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>