segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

MARINHA FRANCESA E PORTUGUESA EM COOPERAÇÃO [M2220 - 8/2021]

Controladores de helicópteros da Marinha Portuguesa no FS Mistral       Foto: Marinha

A Marinha Portuguesa informou ontem em comunicado de imprensa, estar a decorrer desde 25 de janeiro o embarque de dois controladores de Helicópteros no navio da Marinha Francesa FS Mistral no âmbito das relações bilaterais, com o objetivo de reforçar a troca de experiência entre marinhas, consolidação de conhecimentos e assegurar as qualificações de acordo com os padrões da NATO.

Lembramos que a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha está sem atividade aérea operacional, enquanto aguarda a chegada do primeiro Super Lynx Mk.95A modernizado.

O navio FS MISTRAL encontra-se até ao dia 12 de fevereiro a efetuar missão de treino próprio e de qualificações de pilotos navais e do exército no mediterrâneo ocidental.​

Pelotão de Fuzileiros da Marinha à partida para a operação Corymbe      Foto: via EMGFA

Em paralelo, um pelotão  de Fuzileiros da Marinha Portuguesa iniciou a operação “Corymbe” embarcado no navio “BPC Dixmude” igualmente da Marinha Francesa, desde 2 de fevereiro, e até ao próximo dia 23 de abril de 2021, segundo informação do Estado Maior General das Força Armadas.

Esta operação, que ocorre regularmente desde 2016, tem como objetivo a segurança marítima no Golfo da Guiné, através da cooperação entre França e os países africanos. 

Este ano, o Corpo de Fuzileiros viu renovado o seu compromisso na manutenção da segurança marítima da costa ocidental africana, com o empenhamento de uma equipa do Pelotão de Abordagem, a bordo deste navio francês. 

A equipa tem como principal objetivo, durante esta operação, a integração a bordo, o treino próprio e a garantia de interoperabilidade com as forças francesas embarcadas no “BPC Dixmude”.

Esta força de fuzileiros está preparada para operações conjuntas em zonas sensíveis.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>