segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

FORÇA AÉREA PORTUGUESA - BALANÇO 2020 [M2214 - 1/2021]

Airbus Military C295M

A Força Aérea Portuguesa revelou hoje em comunicado de imprensa, o balanço do ano de 2020, com um resumo das horas de voo e missões realizadas durante o agora pretérito ano.

No mesmo, pode por isso ler-se que foram completadas mais de 1200 missões de soberania e de apoio aos portugueses nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, e em Portugal Continental.

Tendo 2020 sido marcado pela pandemia, a FAP realizou 35 missões de apoio logístico aéreo específicas no combate contra a COVID-19, acumulando com o funcionamento do dispositivo de alerta para dar resposta às mais diversas solicitações.

Assim, foram realizadas mais de 710 horas de voo em missões de vigilância do espaço aéreo, reais e de treino, pelas tripulações do F-16M, em prontidão máxima na Base Aérea N.º 5 em Monte Real.

Lockheed Martin F-16AM de alerta na BA5

As tripulações do EH101 Merlin, C295M e Falcon 50 descolaram para realizar 504 transportes médicos urgentes, entre ilhas e/ou das ilhas para o continente, apoiando 639 doentes, 31 resgates a navios e 30 missões de busca e salvamento, com 39 missões de acompanhamento.

Leonardo EH101 Merlin

Dassault Falcon 50

A aeronave Falcon 50, além de realizar transportes médicos de longa distância, esteve também empenhada em 30 missões de transporte de órgãos para transplante, quatro delas do estrangeiro para Portugal. As aeronaves C-130H e C295M realizaram mais de 36 missões de apoio aéreo logístico.

Lockheed Martin C-130H Hercules

Lockheed Martin P-3C CUP+ Orion

Com recurso às aeronaves C295M, P-3C CUP+, AW119Mk.II Koala e aos Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS), a Força Aérea realizou mais de 744 horas de voo em missões de reconhecimento e avaliação integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais e no apoio ao combate a incêndios.

Leonardo AW119 Mk.II Koala

As aeronaves P-3C CUP+ e C295M realizaram 137 missões de vigilância marítima em território nacional e internacional, o equivalente a mais de 770 horas de voo.

A Força Aérea continuou ainda a cumprir os seus compromissos internacionais com Forças Nacionais Destacadas nos diferentes teatros operacionais: Mali (MINUSMA), Polónia (ASSURANCE MEASURES) e Sul de Espanha (FRONTEX).


No total, foram realizadas mais de 4200 horas de voo ao serviço do país, suportadas por muitas mais horas de treino, preparação e manutenção, sem as quais não seria possível manter os níveis de operacionalidade e prontidão necessários.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>