terça-feira, 29 de setembro de 2020

SU-25 ARMÉNIO ABATIDO [M2184 – 102/2020]

Sukhoi Su-25 "Frogfoot"

 No seguimento da escalado do conflito entre a Arménia e o Azerbaijão, foi hoje 29 de Setembro de 2020, reportado o abate de um caça-bombardeiro Su-25 "Frogfoot" arménio, pelas 10h30 locais, no espaço aéreo arménio, sobre a cidade de Vardenis, no norte da Arménia.

Mikoyan-Gurevich MiG-29 "Fulcrum"

Segundo Tom Cooper, conceituado comentador e historiador de assuntos ligados ao Médio e Próximo Oriente, normalmente bem informado apoiado em fontes locais, o Su-25 terá sido abatido por um MiG-29 azeri e não um F-16 turco, conforme foi inicialmente veiculado pelo Ministério da Defesa Arménio, com eco nas redes sociais e comunicação social.

Segundo Cooper, através de fotos de satélite da manhã de hoje, não há evidências de quaisquer F-16 turcos actualmente no Azerbaijão e muito menos na base aérea de Ganja, a escassos 60km da linha da frente do combate, e portanto ao alcance de mísseis terra-ar arménios. 

F-16 turco no exercício Turaz Kartali realizado anualmente no Azerbaijão    Foto: MD Turco

As alegações de que F-16 turcos estariam envolvidos no abate do Su-25, poderão ter a ver com um recente exercício em que estes de facto estiveram destacados no Azerbaijão, bem como o apoio público do regime de Ancara, na disputa com a Arménia na região do Nagorno-Karabakh . O exercício contudo, terminou ainda nos primeiros dias de Agosto, tendo os F-16 entretanto regressado à Turquia.

Os relatos coincidem contudo, em que o piloto do Su-25 terá perdido a vida.


Atualização 30/09/2020

O Ministério da Defesa Arménio divulgou imagens dos destroços do Su-25, insistindo na tese de que terá sido abatido por F-16 turcos que teriam violado espaço aéreo arménio. Do lado azeri, há sugestões de que não um, mas dois Su-25 simplesmente embateram com a montanha, sem intervenção de qualquer aeronave agressora.

A identidade do piloto falecido foi revelada pelo MD Arménio, tratando-se do Major Valeri Danelin.




Fotos: MD Arménia





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>