sexta-feira, 21 de agosto de 2020

GRIPEN BRASILEIRO VOADO PELA PRIMEIRA VEZ POR PILOTO BRASILEIRO [M2170 – 88/2020]

Descolagem do primeiro voo do Maj. Cristiano Peres no primeiro F-39 Gripen brasileiro      Foto: Saab

O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de testes da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, nesta quinta-feira 20 de Agosto de 2020, na Suécia, o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça F-39 Gripen E. A aeronave descolou do aeródromo da SAAB, empresa responsável pelo desenvolvimento do caça, em Linköping, e sobrevoou o mar Báltico por aproximadamente 50 minutos. A actividade faz parte da verificação das capacidades de voo e pilotagem da aeronave.


Foto: Saab

Foto: Saab

Foto: Saab

O militar explicou que a preparação para o voo desta quinta-feira foi intensa. Ele está desde Janeiro em Linköping e tem passado por uma série de treinos que o qualificaram para a pilotagem no Gripen. Entre eles, o estudo da documentação técnica do F-39 Gripen e muitas horas de treino em simuladores.

Para o Major Cristiano, realizar o voo foi uma grande responsabilidade dada a importância do projecto para a Força Aérea Brasileira. "O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos", acrescentou.

Foto: Saab

As actividades conjuntas iniciaram-se em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas embarcados, suporte e equipamentos. As plataformas são desenvolvidas e produzidas com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Essa integração faz parte da transferência tecnológica e visa a proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das actividades no Brasil.

VÍDEO


O primeiro F-38 Gripen deverá chegar ao Brasil a partir de 25 de Setembro de 2020, estando já previsto o sobrevoo a Brasília dia 23 de outubro de 2020, por ocasião do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>