segunda-feira, 17 de agosto de 2020

CAÇAS ISRAELITAS TREINAM PELA PRIMEIRA VEZ NA ALEMANHA [M2169 – 87/2020]

F-16C Barak da Esquadra 101 da IAF aterra em Nörvenich, Alemanha    Foto: Team Luftwaffe

Caças da Força Aérea de Israel (IAF) chegaram hoje à Alemanha, para pela primeira vez na história realizar um exercício conjunto com a Luftwaffe em solo alemão. Durante as próximas duas semanas, seis com as Estrela de David treinarão em com caças alemães, estando igualmente previsto sobrevoar em conjunto o campo de concentração de Dachau e o aeroporto de Furstenfeldbruck.

Este exercício, denominado Blue Wings 2020, é o único exercício internacional que a IAF irá realizar no exterior este ano, devido à pandemia de COVID-19, cancelado que foi por exemplo exercício Iniochos na Grécia, que a IAF costuma integrar regularmente.

F-16D Barak da Esquadra 105 da IAF (Escorpião) no exercício Iniochos 2017 na Grécia

O exercício Blue Wings tem por objectivo aprimorar as capacidades da IAF, manter a sua prontidão para enfrentar vários cenários e continuar a fortalecer os laços e cooperação com forças aéreas aliadas. Vem aliás na sequência da participação da Luftwaffe nas últimas edições do exercício Blue Flag em Israel

Typhoon da Luftwaffe no exercício Blue Flag 2019 em Israel


"A IAF participará no exercício pela primeira vez como convidada da Alemanha", compartilha o TCor. A, Comandante da Esquadra 105 ("Escorpião"), e do destacamento. “Esta é uma oportunidade de mostrar as nossas capacidades e aprender sobre as técnicas de combate e treino da NATO".

Vídeo do momento de entrada do Comandante da IAF em espaço aéreo alemão

Como parte do exercício, seis aviões de combate "Barak" (F-16C/D), duas aeronaves "Re'em" (Boeing 707) e duas aeronaves "Nachshon-Eitam" (Gulfstream G-550) ficarão destacadas na base de Nörvenich na Alemanha. Os membros da tripulação irão treinar ao longo de duas semanas  vários cenários aéreos ao lado de países da NATO, como parte dos exercícios "MAG (Multinacional Air Group days)" - um evento internacional que ocorre quatro vezes por ano.

Emblema do destacamento israelita no exercício Blue Wings 2020

Serão treinados dogfights (combate aéreo dentro do alcance visual), supressão de mísseis terra-ar e outros cenários em território inimigo. O exercício é uma oportunidade de realizar voos tácticos e enfrentar uma variedade de ameaças com tecnologia avançada, num território desconhecido. "Este treino é muito efectivo e único, uma vez que treinamos num ambiente e um território desconhecidos" disse a propósito o TCor. A. "Iremos voar num ambiente diferente do que estamos habituados em Israel, com diferentes plataformas e regras de voo.Os voos serão realizados com a doutrina de combate da NATO em vez da nossa, o que cria desafios ao piloto e ao operador de sistemas no cockpit", continua o TCor. A. "O exercício irá simular um cenário de guerra, devido à incerteza e à diferença dos treinos [que fazemos] em Israel", completou.

 Na terça-feira, 18 de Agosto de 2020, será realizado o voo "Memória para o Futuro" com o sobrevoo conjunto, liderado por um Gulfstream G550 da IAF ladeado por caças israelitas F-16 e  Eurofighter Typhoon alemães, sobre o campo de concentração de Dachau, em memória das vítimas do Holocausto e também aeroporto "Fürstenfeldbruck" perto de Munique, em memória dos 11 membros da delegação olímpica israelita que foram assassinados no ataque terrorista dos Jogos Olímpicos de 1972. O Comandante da IAF, Gen. Amikam Norkin liderará a formação no Gulfstream G550 ao lado do Chefe da Luftwaffe, Tenente-General Ingo Gerhartz, e da primeira comandante feminina de uma Esquadra da IAF,  TCor. G. Comandante da Esq. 122 (que opera os G550).

Gulfstream G-550 da Esquadra 122 da IAF
Após o sobrevoo, será realizada uma cerimónia oficial  no campo de concentração de Dachau. A cerimónia contará com a presença da Ministra Federal da Defesa da Alemanha, Annegret Kramp Karrenbauer, o Embaixador de Israel na Alemanha, Jeremy Issacharoff, os Comandantes das Forças Aéreas e outros dignitários. O Vice-Comandante da Esquadra 109, Maj. Y, neto de um sobrevivente do Holocausto do campo de concentração de Dachau, falará na cerimónia. Além disso, uma leitura de "Yizkor" será realizada pelo Rabino Mendel Moraity. A cerimónia será transmitida ao vivo nas plataformas digitais da IAF e da IDF (Forças de Defesa de Israel).

Segundo o comunicado da IAF, este destacamento é estrategicamente significativo e influencia muito a IAF, as IDF e todo o Estado de Israel, acrescentando que a cooperação israelita-alemã e a chegada de aeronaves da IAF a solo alemão são eventos históricos. Na mesma comunicação a IAF refere que conduz e continuará a conduzir exercícios conjuntos com outras forças aéreas para manter a sua aptidão e prontidão, bem como para promover relações e estimular e fortalecer a cooperação entre as forças. 

A nível táctico, temos a incrível oportunidade de aprender com outras forças aéreas e treinar em território desconhecido e em condições desafiadoras. Do ponto de vista estratégico, estamos fortalecendo nossa capacidade de cooperar com outras nações e forças aéreas". concluiu o TCor. A. 






0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>