sábado, 9 de maio de 2020

Notas sobre o Alouette III na Royal Jordanian Air Force [M2134 – 52/2020]



Trago-vos hoje um pequeno apontamento sobre mais um utilizador militar do Alouette III, desta feita a Real Força Aérea da Jordânia cujo texto original de um artigo escrito há muito tempo atrás, referia o seguinte:

Jordânia 
Al Qwwat Aljawwiva Almalakiya , ou Real Força Aérea da Jordânia (RJAF), recebeu entre 1965 e 1974, em diversas remessas, um total de 12 Alouette III, sendo 9 do modelo SA-316B e 3 do modelo SA-319C.  Até à data da sua retirada de serviço, os Alouette III da RJAF serviram nas missões de transporte aéreo diverso, SAR, MEDEVAC, operações de assalto, treino de pilotagem, transporte VIP, nomeadamente no transporte da família real da Jordânia.  Esta última missão, como acontece em outros países, esteve a cargo de uma esquadra especial, designada por Royal Flight, formada em 1973 e que operou o Alouette III até 1988. De 1965 até 1988, os Alouette III fizeram parte da frota de transporte aéreo da RJAF, em 1973 foram ainda constituídos os esquadrões nº3 e nº7, que estiveram no activo entre 1975 e 1988. Actualmente existe apenas um  Alouette III operacional, que voa honrosamente na categoria de relíquia pelos pilotos da RJAF.

A Real Força Aérea Jordana recebeu não 12 mas 8 Alouette III, que nos 3º e 7º Esquadrões, baseados na Base Aérea Rei Abdul e Amman, respectivamente. As suas missões incluíam a instrucção, evacuações sanitárias, busca e salvamento, transporte aéreo, fotografia aérea, e patrulhamento fronteiriço. Apesar da Jordânia ter estado envolvida em diversos conflitos regionais, os Alouette III não receberam armamento nem estiveram envolvidos em acções de combate. Uma parte dos aparelhos foram modificados, nomeadamente para poderem utilizar rádios que lhes permitissem comunicar com as forças terrestres, distinguindo-se pela estrutura de suporte montada na parte inferior da cauda.

Alguns destes aparelhos estiveram ao serviço das mais altas individualidades do pais e, claro, da família real, no designado “Royal Flight”.

Hoje, como se imaginam, os Alouette III jordanos já não estão operacionais, foram retirados de serviço ainda que três deles tenham visto serviço posteriormente na Áustria, e em Espanha.


Na altura em que fiz o texto original recebi também alguma correspondência oficial, ainda que nada de substancial à laia de informação histórica sobre a operação do Alouette III. O material recebido, dentro de um envelope oficial, eram um emblema e uma foto de cada uma das esquadras.



    
 

Emblema do 3rd Squadron e foto de um aparelho da esquadra


 


    Emblema do 7th Squadron e foto de um aparelho da esquadra



Mais algumas fotos, estas do Pierre Gillard.

https://pierregillard.zenfolio.com/rjaf/h504782bc#he4c4df5

https://pierregillard.zenfolio.com/rjaf/h504782bc#hd2fa9bf

https://pierregillard.zenfolio.com/rjaf/h504782bc#hd2fa9bf



Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta da Aviação


Nota do autor: a Jordânia tem uma outra relação com Portugal no que toca a aviação militar., não só partilhou este mesmo tipo de aeronave como um outro, anos depois, um outro helicóptero que "aparentemente" nunca voou nem usou as cores nacionais... o EC-635, já que foi destinatário de vários destes aparelhos que não integraram a nossa aviação militar... mas isso, são outras histórias...

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>