quarta-feira, 13 de maio de 2020

KOALA ESTREIA-SE EM BUSCA E SALVAMENTO [M2135 – 53/2020]


Foto: FAP
Foto: FAP
Segundo informação divulgada na página oficial da Força Aérea Portuguesa (FAP) na rede social Facebook, durante o primeiro destacamento operacional  do modelo AW119 Koala, no Aeródromo de Manobra nº1 (AM1), em Ovar, o aparelho foi mobilizado para realizar buscas na praia da Barra.

Sendo a primeira vez que a Esquadra 552 assegura o alerta de Busca e Salvamento (SAR) com Koala no AM1, substituindo o Alouette III nessas funções, pode por isso dizer-se que o novo "Zangão" não perdeu tempo em mostrar serviço, tendo sido empenhado nas buscas a um jovem desaparecido desde o dia de ontem naquela praia da região de Aveiro.

Dessalinização após buscas sobre o mar        Foto: FAP

Os primeiros dois helicópteros AW119 Mk.II Koala chegaram a Beja em Fevereiro de 2019, tendo iniciado a primeira actividade operacional em Agosto seguinte. A missão SAR vinha contudo ainda a ser assegurada pelos últimos Alouette III operacionais. Com o galopante aproximar da retirada de serviço destes últimos, o testemunho é agora passado à nova geração de asas rotativas da FAP, também nesta missão.

A Esquadra 552 recebeu até ao momento quatro dos cinco AW119 Koala previstos no contrato com a Leonardo, aguardando-se a entrega da última aeronave para Junho de 2020, altura em que a frota Alouette III deverá finalmente cessar funções em definitivo.

Os elementos do destacamento da Esq. 552 no AM1     Foto: FAP

Durante o dia de hoje, além do Koala de alerta, foram mobilizados para auxiliar nas buscas, um P-3C CUP+ da Esquadra 601, bem como a corveta da Marinha NRP João Roby. Ontem esteve nas buscas um EH101 Merlin da Esquadra 751.

Screenshot do programa Flightradar com registo do P-3 na região das buscas  via Twitter LP-ADSB



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>