sábado, 16 de maio de 2020

Notas sobre o Alouette III na Força Aérea do Gabão [M2137 - 55/2020]



Integrando a antiga África Equatorial, uma colónia francesa recebeu a independência em Agosto de 1960, ao mesmo tempo que diversas outras colónias, ainda que mantivesse uma forte ligação a França.
A sua força aérea, Forces Aériennes Gabonaises, foi criada no ano seguinte, essencialmente com aeronaves francesas, para as missões de ligação e transporte, sendo mais tarde incorporados outros meios, nomeadamente defensivos e ofensivos.
Do inventário fizeram parte, até há poucos anos, um total de seis Aerospatiále SA-319B Alouette III.
À semelhança de algumas outras forças africanas, era nas OGMA que as suas aeronaves efectuavam as revisões gerais, nomeadamente os Alouette III, apesar de algumas dificuldades com que esse país se debatia e as consequências para a operacionalidade da sua frota.

Numa das visitas que fiz às OGMA, tive oportunidade de fotografar o Alouette III TR-KCC (s/n 2219), e incluo aqui uma foto do Paulo Bandeira que ficou melhor que as minhas...







Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de aviação

Agradecimentos: Paulo Bandeira.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>