terça-feira, 5 de maio de 2020

DOGFIGHTS SOBRE O MAR EGEU [M2132 - 50/2020]

Mirage 2000-5 Mk.2 da Força Aérea Helénica (Polemiki Aeroporia)

Um vídeo filmado através da mira (Head Up Display-HUD) de um caça grego Mirage 2000-5 a interceptar um F-16C turco, foi tornado público esta terça-feira 5 de Maio de 2020.



O incidente alegadamente ocorreu sobre o Mar Egeu no passado domingo 3 de Maio, e terá envolvido pelo menos outro Mirage grego e outro F-16 turco. É possível ouvir o piloto grego, que perseguia o F-16 turco, a dizer "apanhei-o" o que significa que terá bloqueado o F-16 adversário, como alvo no radar (lock-on). É ainda possível ouvir um segundo piloto grego a dizer "chegou outro". Depois do recontro, os caças turcos ter-se-ão evadido, voltando a leste, para fora do espaço aéreo grego.

Não foi entretanto, possível confirmar se nesta intercepção se trata dos mesmos F-16 turcos que perseguiram  o helicóptero NH90, que transportava o ministro da Defesa grego Nikolaos Panagiotopoulos e o chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional, general Konstantinos Floros, após uma visita às ilhas Oinousses, Agathonissi and Farmakonissi, também no passado domingo.


Fotos captadas dentro do NH90 que transportava o min. Defesa e Chefe de Estado Maior gregos    (c) FA Helénica

Já esta terça-feira, dois caças turcos realizaram um voo não autorizado sobre esta cadeia de ilhas do leste do mar Egeu. Essa violação específica do espaço aéreo da Grécia, que foi registada às 10h27 de hoje, vem numa longa sequência de provocações da parte turca.

O número de violações do espaço aéreo grego por aeronaves turcas aumentou acentuadamente em 2019, de acordo com um relatório recente do Estado-Maior da Defesa Nacional Helénico: “O número de violações do espaço aéreo nacional grego por aviões militares turcos chegou a 4811 em 2019, o maior número em um ano civil desde 1987. Houve 384 "dogfights" entre caças gregos e turcos no ano passado, enquanto apenas 13 incidentes desse tipo ocorreram em 2010 ”, afirma o relatório.

A Turquia reclama soberania sobre várias pequenas ilhas do leste do mar Egeu desde 1996, tendo-se agravado as reclamações turcas desde que Erdogan ascendeu ao poder em Ancara.

Reportagem sobre o alerta da Força Aérea Helénica na ilha de Skyros

Apesar da base dos Mirage 2000 gregos ser em Tanagra, no continente, a Força Aérea Helénica tem alertas permanentes em bases avançadas nas ilhas de Skyfos (de onde descolaram para a intercepção de 3/5/2020) e Limnos, onde se vão revezando com destacamentos de outras Esquadras de F-16, na missão de Quick Reaction Alert (QRA). Dependendo do estado de alerta, o tempo de resposta de nestas ilhas pode baixar até aos 2 minutos, o que exige ter pilotos permanentemente dentro dos caças, com o motor em marcha.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>