segunda-feira, 20 de abril de 2020

"LOBOS" PATRULHAM O MEDITERRÂNEO A PARTIR DE CASA EM 2020 [M2122 – 40/2020]

O P-3C CUP+ da Esquadra 601 da FAP n/c 14808 é a aeronave actualmente empenhada na Operação Sea Guardian

Tal como o Pássaro de Ferro oportunamente noticiou, a Esquadra 601 encontra-se empenhada novamente em 2020, na Operação Sea Guardian da NATO, de patrulhamento do Mediterrâneo.

Apesar de não ser situação nova, as missões estão a decorrer a partir da Base Aérea nº 11 em Beja e em moldes diferentes, ao contrário da generalidade das participações anteriores que têm contemplado destacamentos no estrangeiro.

Assim, e tal com definido em Diário de República, a contribuição da Força Aérea Portuguesa para Operação Sea Guardian em 2020, incluirá "Uma aeronave P -3C CUP+ e respetiva tripulação, com o empenhamento de uma missão mensal, com duração de oito horas de voo (8HV), até um ano, a partir do território nacional."

Por isso, estando em Abril e desde a primeira missão de 2020, os "Lobos" realizaram já mais de 30 horas de voo. Na missão mais recente, realizada no passado dia 15, foram patrulhados cerca de 120.000 Km2 no mar Mediterrâneo, num total de sete horas e quarenta e cinco minutos de voo, identificando 1200 contactos, entre os quais nove embarcações associadas ao tráfico de estupefacientes, uma embarcação associada a imigração ilegal e outra abandonada.




Esta operação da NATO, no Mediterrâneo, tem como objectivo contribuir para a segurança marítima deste mar, através do incremento do conhecimento situacional marítimo e da capacitação de parceiros.

Além do P-3C da Força Aérea, as Forças Armadas tem ainda atribuído para 2020 à operação Sea Guardian, uma unidade naval (tipo submarino) com um efectivo de 33 militares, por um período de
60 dias (incluindo trânsitos).




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>