terça-feira, 27 de novembro de 2018

F-16 NO AM3 - PORTO SANTO (M2010 - 70/2018)

Descolagem do 15108

Na passada 2ª feira, dia 19 de novembro, quatro caças F-16 da Força Aérea Portuguesa aterraram no Aeródromo de Manobra nº3, no Porto Santo.
Sempre que estas aeronaves se deslocam à Região Autónoma da Madeira (RAM), salta logo pertinente a questão: para quando um destacamento permanente de alerta destes aparelhos naquela zona?
E a questão ganha corpo ainda mais consistente quando se percebe que o radar do Pico do Arieiro - na Ilha da Madeira -  já é uma realidade.

Os 4 caças a sobrevoar a Madeira. (Foto: Força Aérea Portuguesa)

Enquanto estas questões não são respondidas com "propriedade e sobriedade" até, resta praticamente a necessidade de fazer o registo das raras ocasiões em que aeronaves de combate se deslocam ao AM3.


Descolagem do 15112 e 15120

É que em tempos recuados, algures durante a primeira "Guerra do Golfo", em 1991, estiveram estacionados no Porto Santo, "para qualquer eventualidade", alguns A-7P Corsair II, na altura a ponta da lança da arma aérea nacional. Os registos dessa presença e passagem são raros e sonegam-se a uma certa escrita da História.
Para combater a raridade destes eventos, fica o registo simples dos quatro aparelhos que estiveram na RAM por algumas horas.

Descolagem do 15131

Fotos cedidas por Artur Neves a quem o Pássaro de Ferro agradece.

3 Comentários:

p c disse...

Este assunto precisa ser debatido .

Portugal precisa comprar caças de ataque ligeiro /treino de dois lugares
há várias hipóteses :

o italiano Alenia Aermacchi M-346 Master
o americano/coreano T-50 Golden Eagle
ou o mais barato o checo
Aero L-159 Alca

tanto para destacar em Beja como em Porto Santo .

Os F-16 não são para apanhar avionetas e é um desperdício de combustível:
Os políticos deixaram apodrecer os alpha jets e agora recusam-se a equipar devidamente a forca aérea ou a marinha que também pode ter aviões, como o exército também poderia ter helicópteros , aliás o exército português é o único do mundo que não tem helicópteros

Temos que por mais intensidade no debate sobre esta questão.

e já agora os F-16 também estão a ficar velhinhos , há novos F-16 a saírem da fábrica nos Estados Unidos.

Peter nine nine disse...

Substituir F16 por novos não é na minha opinião uma solução PC. Adquirir usados em melhor estado a semelhança do que se fez no passado, pode ser uma solução, prolongando a vida útil por meio do upgrade para o padrão mais recente mas não matando a hipótese, mais tarde, de um novo avião.
O caso dos alphajet não foi um caso político, mas operacional, a frota não era assim tão barata de manter como inicialmente era, o desgaste estrutural era um problema e acreditava se que a instrução poderia facilmente ser feita fora, algo que agora se revela como sendo falso, mas em momento algum alguém relatou que a frota estava a apodrecer por falha política, para não falar que no tocante ao valor militar, o avião estava de facto obsoleto.
Sequer pensar em aviões na Marinha não só não faz sentido, como a mera sugestão não faz o mínimo de sentido, aviões na força aérea. O exército, esse sim, podia fazer uso de helicópteros.

Peter nine nine disse...

Algumas correções....
*aviões "é" na força aérea"
*"Podia fazer uso de helicopteros", tal como a Marinha também o faz.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>