quinta-feira, 19 de outubro de 2017

RUSSOS SOBREVOAM PORTUGAL... AUTORIZADOS (M1928 - 65/2017)

Russian Federation Open Skies Tupolev Tu-154M/LK-1 RF--85655
O Tupolev Tu-154M que andou a voar nos céus portugueses  

Durante o dia de ontem, 18 de Outubro de 2017, os mais atentos a aplicações como o Flight Radar repararam num avião a descrever uma estranha rota sobre Portugal continental, a uma velocidade (257 nós - 476 km/h) e altitude (6075 pés - 1850m) igualmente pouco comuns para a aeronave em questão: um Tupolev Tu-154M.
A aplicação permite igualmente saber a matrícula e a que entidade pertence: RF-85655 da Força Aérea Russa, o que torna tudo aparentemente ainda mais estranho.

Screenshot da rota reguida pelo Tu-154 da FA Russa a 18/10/2017 sobre Portugal

Mas ao contrário de ocasiões anteriores, em que a Força Aérea Portuguesa lançou a parelha de alerta (Quick Reaction Alert - QRA) de F-16 para interceptar aeronaves russas sem plano de voo, o voo de ontem não foi interceptado simplesmente porque estava autorizado, apesar do Tupolev  estar a realizar oficialmente uma missão de observação nos céus portugueses.

Passamos a explicar: o acordo "Open Skies" assinado por 34 países - entre os quais Portugal - e que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2002, permite a realização de voos de observação mútua, para a recolha de informação sobre o armamento e actividades militares, no sentido de aumentar a confiança e a transparência entre as partes envolvidas. A trajectória destes voos é previamente definida, podendo ter o país sobrevoado observadores próprios a bordo, que receberão igualmente uma cópia das imagens recolhidas.

Se repararmos na rota seguida neste caso, esta inclui zonas de claro interesse militar como Ovar, Monte Real, Tancos/Santa Margarida e a região de Lisboa.

Este tratado Open Skies, nada tem a ver com a convenção Open Skies de uniformização da regulamentação da aviação civil internacional.


Agradecimento: André Carvalho




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>