domingo, 8 de outubro de 2017

AGGRESSORS COM NOVA PINTURA (M1923 - 60/2017)

O novo esquema de camuflagem aplicado no F-16C 86-0295 foi tornado público aquando da visita da equipa de hóquei no gelo da Academia da Força Aéra à base aérea                                                                                   Foto: Eielson AB/USAF


Os caças que servem de adversários no treino de combate aéreo nos EUA, têm vindo a renovar as pinturas que ostentam.
Normalmente inspiradas na camuflagem de aviões de forças aéreas de países considerados tradicionalmente inimigos, ou potenciais inimigos, têm vindo a actualizar-se à medida que o mesmo acontece nestes países.

F-18 da US Navy nas cores dos Su-34 russos        Foto: Autor desconhecido
Foi esse o caso dos F-18 pintados com cores a fazer lembrar os novos Su-34 russos, bem como os  Su-57 ainda em fase de protótipo.


O mesmo avião 89-0295 em Agosto de 2017 no "esquema" blackbird, que nunca o chegou a ser     Foto: Eielson AB/USAF

Durante o Verão de 2017 uma nova pintura observada num F-16 da 18th AGRS , completamente preto, fez levantar suposições sobre qual o "inimigo" que pretenderia simular. Desde aviões de reconhecimento, aos novos J-20 chineses, ou até uma versão da Força Aérea do famoso "MiG-28" do TopGun,  a especulação foi muita, apenas silenciada por um comunicado da base aérea de Eielson, casa do propalado F-16 preto, que esclarecia não ser aquela a camuflagem final, tendo o avião sido colocado a voar interrompendo a fase de pintura, por falta de aviões operacionais para fazer face ao Red Flag Alaska 17-3 em Agosto.

O esquema "MiG-28" aplicado recentemente nalguns F-5 agressores da US Navy           Créditos na foto


A pintura definitiva, apenas recentemente foi conhecida,  é denominada "BDU Splinter" (sendo BDU as iniciais de Battle Drees Uniform) e teve até já uma versão anterior em cores frias, conhecida como "blizzard splinter"

O esquema "blizzard splinter" que agora tem uma nova versão em preto/verde/castanho   Foto:Kevin Tanenbaum/USAF


Mais uma vez, o aspecto fez levantar conjecturas acerca do padrão de camuflagem que eventualmente pretenderia imitar, sendo as semelhanças evidentes com a pintura dos caças venezuelanos (país recentemente colocado na" lista do mal" da Casa Branca), ou até iranianos (há muito tempo nessa lista).

Saab AJ-37 Viggen na típica camuflagem sueca da década de 80        Foto: FA Sueca

Talvez ainda mais próxima, devido às linhas rectas divisórias e cores utilizadas, seria a camuflagem dos AJ-37 Viggen suecos, pese embora nunca tenha estado na lista de prováveis inimigos.


Pelo menos mais um F-16 de Eielson está previsto ser pintado no esquema "BDU splinter"    Foto: Eielson AB/USAF

É que afinal de contas, o novo padrão trata-se apenas de uma actualização do esquema em cores verde/terra em uso durante as duas últimas décadas pelas esquadras de "agressores".



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>