terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ESTADO ISLÂMICO QUEIMA VIVO PILOTO JORDANO CAPTURADO - atualizado (M1785 - 23PM/2015)

F-16A da Real Força Aérea Jordana  

O piloto jordano que o Pássaro de Ferro noticiou no domingo passado estar na iminência de ser executado pelo Estado Islâmico, após ter sido capturado na Síria em dezembro de 2014, na sequência da queda do F-16 que tripulava, foi hoje dado como morto.

As imagens divulgadas pelo Estado Islâmico, de uma crueldade desconcertante, alegadamente apresentam o piloto Maaz al-Kassasbeh  a ser incinerado, depois de regado com gasolina.
Apesar da autenticidade das imagens ainda não ter sido verificada, a Jordânia já informou os familiares do piloto, do óbito. A Jordânia, que recusou a troca de prisioneiros pelo seu piloto, havia prometido executar os jihadistas que tinha cativos, caso o aviador fosse morto. Os dois terroristas, um homem e uma mulher, foram já executados, numa ação bastante mais célere do que muitos esperariam.
Um porta-voz do Governo de Amã prometeu ainda "retaliação de fazer abanar a terra", que parece desenhar-se para já na forma da intensificação dos ataques aéreos a posições do ISIL.

Barack Obama pronunciou-se igualmente acerca do vídeo, afirmando ser mais uma razão para continuar a combater o grupo extremista ISIL, capaz da crueldade e barbárie que o mundo tem vindo a presenciar.

Atualização 5/2/2015

Durante o dia de hoje foi desencadeada na Jordânia a Operação Martir Maaz em resposta ao assassinato do  seu piloto. Os aviões jordanos voltaram aos ataques ao Estado Islâmico, interrompidos a 25 de dezembro passado, quando o piloto agora executado foi capturado.
No regresso das missões, F-16 sobrevoaram a terra-natal do malogrado piloto, onde o rei Abdullah II foi apresentar condolências aos familiares, garantindo uma guerra sem tréguas ao EI.




1 Comentários:

Anónimo disse...

Atenção que a foto não é de um F-16AM mas sim de um A ADF, são aviões diferentes, geralmente o ADF é inferior ao MLU

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>