sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

REGRESSO DO DESTACAMENTO DA FAP NA LITUÂNIA (M1756 - 01PM/2015)

A chegada a Monte Real de uma das parelhas de F-16 destacadas em Siauliai      Foto: Marco Casaleiro

O destacamento português na Lituânia terminou esta quinta-feira, dia 1 de janeiro de 2015, a missão de Policiamento Aéreo nos Países do Báltico (BAP), após quatro meses na liderança do Bloco 36 (complementado pelo Canadá, a Alemanha e a Países Baixos).

A cerimónia de Handover/Takeover (HOTO) realizou-se na Base Aérea de Siauliai, onde desde setembro seis aeronaves F-16 e 70 militares portugueses mantiveram um dispositivo de alerta 24 horas por dia. Portugal será substituído pela Itália, que vai liderar o bloco 37 a partir da Lituânia e operar ao lado da Polónia, que por sua vez estará no lugar do Canadá enquanto nação de aumento.

F-16 português, Typhoon italiano e CF-188 canadiano em Siauliai     Foto: FAP

Presentes na HOTO estiveram o Comandante Aéreo, Tenente-General Lopes da Silva, o Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto, Major-General Fernandes Miranda e outras altas entidades, militares e civis, de vários países envolvidos no BAP.

O contingente nacional na cerimónia HOTO em Siauliai         Foto: FAP

Sob a liderança da Força Nacional Destacada por Portugal, os quatro países da NATO efetuaram mais de 70 missões com vista à interceção de aeronaves desconhecidas, tendo o destacamento português assegurado cerca de 50 por cento dessas solicitações (scrambles). No total, os ‘caças’ nacionais voaram mais de 300 horas, entre missões operacionais e de treino, de dia, de noite e - por vezes - em condições meteorológicas adversas.

O C-27J lituano à chegada a Monte Real no final do destacamento nacional        Foto: Marco Casaleiro

Fonte: Força Aérea
Adaptação: Pássaro de Ferro
Agradecimento especial a Marco Casaleiro pela cedência de imagens

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>