quinta-feira, 3 de julho de 2014

TIGER MEET 2014 - BALANÇO (M1638 - 200PM/2014)

Apesar da pintura vistosa o Escadron de Chasse 1/7 venceu apenas os "Jogos Tiger"

Durante duas semanas, entre 16 e 27 de junho, a base aérea alemã de Schleswig-Jagel, onde está sedeada a Esquadra 51 da Luftwaffe, foi o cenário da edição de 2014 do famoso exercício NATO Tiger Meet (NTM).

A torre de controlo de Schleswig-Jagel

Uma das particularidades deste exercício, entre muitos realizados na Aliança Atlântica, é o de acolher esquadras de aeronaves que tenham um tigre ou outro felino, como símbolo heráldico. As aeronaves que integram o exercício estão normalmente adornadas com pinturas com motivos alusivos ao universo felino, que vão desde apenas os depósitos externos à totalidade da fuselagem. A decoração das aeronaves e vestuário das tripulações e mecânicos, são mesmo categorias sujeitas a concurso, entre as esquadras participantes.
O exercício é realizado rotativamente na base de uma das esquadras do "Clube Tiger", tendo cabido este ano à Luftwaffengeschwader 51, equipada com Panavia Tornado, ser a anfitriã.

Um dos Tornados "da casa"

A finalidade do NTM é proporcionar treino tático às unidades participantes, dentro dum amplo campo de missões, num cenário conjunto e realista. Nesse sentido, busca-se melhorar a interoperatividade de aeronaves e esquadras distintas, treinar o destacamento e operação numa base distante e a realização de operações aéreas compostas (COMAO).

F-16 turco do Esquadra 192

O NTM é desde a década de 1960 uma das melhores oportunidades para o treino das diversas forças aéreas europeias, ao permitir a realização de missões complexas, com elevado número de aeronaves, de várias nacionalidades, em ambiente de guerra eletrónica e ameaças terrestres e aéreas realistas (Mixed Fighter Force Operations), com utilização do sistema de transferência de dados Link 16.

A programação das operações do NTM14 centrou-se em dois períodos distintos diários. O período matutino foi dedicado a missões de combate aéreo de até 4 contra 4 aeronaves, além de missões de apoio aéreo próximo, além do planeamento das missões vespertinas. A parte da tarde consistia normalmente de uma COMAO incluindo ações de Busca e Salvamento de Combate (CSAR), integrando os helicópteros participantes. A metodologia e planeamento, execução e realização dos briefings das missões é em tudo similar à utilizada nos exercícios Red Flag dos EUA, tomado como standard de topo.

Mirage 2000-5F outra das aeronaves do Armée de L'Air no NTM14

Tal como referido, a tradição dos NTM remonta a 1961, quando se realizou o primeiro encontro entre esquadras "Tiger", então apenas três (uma francesa, outra britânica e uma americana). A NATO Tiger Association (NTA) é formada por um conselho formado pelos comandantes de esquadras de pleno direito da NTA, apoiada por um grupo de entusiastas militares reformados ou na reserva, guardiões das tradições, que apoiam e organização do exercício e eventos associados.
Para ser membro de pleno direito na NTA, é necessário receber o convite para participar dum membro de pleno direito no ativo, permanecendo depois durante dois anos como participante em avaliação. Após esse período, a NTA decide de a esquadra cumpre as condições de ingresso na associação.
Por último, importa destacar que este ano participaram em avaliação a Jagdgeschwader 74 de Neuburg, Alemanha, também conhecida como Bavarian Tigers, que por conicidência venceram o primeiro prémio para o melhor esquema de pintura "Tiger".

A melhor pintura de 2014 foi dos Bavarian Tigers

Tiger Association Participants:
•    59/1 Sqn (HUN) - Gripen
•    211 Sqn (CZE) - Gripen
•    221 Sqn (CZE) - Hind + Hip
•    6 Sqn (POL) - F-16 Fighting Falcon
•    313 Sqn (NLD) - F-16 Fighting Falcon
•    31 Sqn (BEL) - F-16 Fighting Falcon
•    192 Filo (TUR) - F-16 Fighting Falcon
•    EC 1/7 (FRA) - Rafale C
•    ECE 5/330 (FRA) - M2000-5
•    11F (FRA) - Rafale M
•    Staffel 11 (CHE) - Hornet
•    TaktLwG 74 (DEU) - Typhoon
•    TaktLwG 51 (DEU) - Tornado
•    JTS (AUT) - Saab 105
•    814 NAS (GBR) - Merlin
•    1 Sqn (NATO) - E-3A Sentry (flying from MOB)

External Participants:
•    Khr 36 (DEU) - Tiger
•    GFD (DEU) - Learjet

Tiger Trophies:

Silver Tiger Trophy:         Fliegerstaffel 11                 Switzerland
Best Flying Unit:              6 Fighter Squadron            Poland
Tiger Games winner:        Escuadron de Chasse 1/7 "Provence"    France
Best Skit:                          59/1 Puma Squadron          Hungary
Best looking Uniform:      Fliegerstaffel 11                 Switzerland
Most fancy Paintscheme:  Jagdgeschwader 74            Germany


Texto e fotos: Alejandro de Prado



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>